quarta-feira, 13 de maio de 2009

Se deus não existe, quem criou tudo?

Não sei. Nem eu, nem você, nem a ciência ou o papa. É claro que é o maior mistério da vida, da história, do universo, mas o fato de não sabermos a explicação não pode virar motivo para que tenha sido um deus, um criador divino. Eu, sempre, prefiro seguir a evolução da ciência, que de Einstein para cá passou a acreditar que a resposta mora na relatividade do tempo, ou na impossibilidade total de se precisar conceitos como "sempre" ou "nunca". A maioria das pessoas acha mais fácil acreditar que foi um senhor barbado que fez tudo em 6 dias e, santa contradição, descansou no sétimo. Por que diabos (ops!) um ser onipontente, oniciente, etc e tal, se cansa??
Olha, se você acredita nesse deus: já pensou alguma vez em sua origem, de onde ele veio?
Podemos imaginar duas respostas: ou alguém (outro deus?) o criou ou ele sempre existiu.
A primeira diz: se há criatura tem que haver um criador. Mas seguindo adiante nesse raciocínio nos deparamos com o dilema: quem seria poderoso a ponto de criar um deus que não outro deus? Mas porque um deus criaria um sucessor sendo ele mesmo eterno?
Como isso não faz sentido suponho que você, como as reiligiões, acredite que deus sempre existiu, jamais foi criado e é, sim, o criador de tudo.
Eu também acredito em algo que sempre existiu mas antes de entrar nessa discussão eu proponho que se defina o que entendemos por... "sempre".
O que queremos dizer quando afirmamos que algo ou alguém "sempre" existiu?
O conceito de tempo para nós humanos terráqueos está relacionado a fenomenos físicos, que não existiam antes da criação (seja ela qual for: Big Bang ou a divina semana da criação).
Se não havia universo não havia sol não havia terra e não havia ano, nem dia, nem hora. Não havia o tempo e sem ele os conceitos de "sempre" e "nunca" não fazem qualquer sentido. Toda a matéria que forma nosso universo pode ter expandido e contraido infinitas vezes em infinitos bigbangs, sem que tenha havido um momento que possa ser definido como o da criação. Assim, poderíamos afirmar que o carbono, o oxigênio, hidrogênio, helio... "sempre" existiram.
Se podemos acreditar que um deus possa ter "sempre" existido... não haverá argumentos contra crer o mesmo em relação à matéria. Se deus pode porque o atómo de carbono não poderia?
A ciência hoje afirma que o Big Bang é a explicação mais provavel e teria ocorrido cerca de 13 bilhões de anos atrás. Mas, antes dele, supoe-se que toda a matéria desse universo já possa ter expandido e contraido (infinitas?) vezes, de tal forma que sua origem - na ausencia do tempo como o entendemos - teria que ser descrita também como "sempre existiu". O que não aceito é que, na ausencia de uma resposta final da ciência, tenhamos que simplesmente atribuir tudo a um deus. Essa é e sempre foi a explicação mais fácil, mas não a mais lógica.
Se você quiser continuar acreditando em deus, respeito. Mas cada vez mais me convenço que estamos sós, somos filhos do acaso e ao que tudo indica não duraremos para sempre.
Ah, e acho que quando morreu, acabou.
Brrrr. A idéia dá frio na espinha, reconheço. Mas a verdade universal com certeza não escolheu minha espinha dorsal para manifestar-se para nós, prefiro acreditar nas evidências.

Para onde vão as "almas" das pessoas que morrem?

Essa é uma outra boa questão para a qual nunca ouvi resposta convincente. Para os católicos não há reencarnação, após a morte nesta vida o espírito da pessoa viverá para sempre, em local e em condições correspondentes ao que fez em vida.
Para os espíritas a verdade é outra: os espiritos retornam encarnados em novos corpos e identidades, e de forma evolutiva vão ascendendo até atingirem um certo nível de iluminação.
Como é sempre mais fácil acreditar do que pensar...proponho pensar:
Se viveremos em espírito para sempre, como diz o catolicismo, para onde exatamente vamos após a morte física? Lá - seja "lá" onde for - estarão então os bilhões de seres humanos que já passaram pelo planeta, seria isso? O que fazem, dia após dia..? Se não há segunda chance, não há evolução, seremos todos para todo o sempre como eramos ao morrer. É isso? Acho a idéia mais aterrorizante do que o "morreu, acabou".
Uma coisa que me diverte é quando alguém diz "ah, minha avó olha por mim lá de onde ela está". Eu imagino, como exatamente seria isso? Essa avó, assim como todos os bilhões de mortos da história, está em algum lugar (céu? nuvem?) de onde ela mantém a capacidade de acompanhar (vê, ouve, sente??) o que se passa na terra entre as pessoas da sua família (amigos e colegas também?). Além disso ela tem o poder (dom?) de influenciar os destinos de seus entes queridos na terra (como será que fazem isso?). Será que todos os mortos tem esse acesso e esse dom ou só aqueles que "foram para o céu"? Isso tornaria a nossa vida um imenso Big Brother! Vejam, de forma alguma estou ironizando ou desrespeitando crenças religiosas, são simplesmente perguntas de ordem prática, eu apenas quero discutir como a coisa funciona, como tudo se dá. Tenho uma persistente mania de não acreditar nas coisas só por acreditar, prefiro crer nas que tem lógica, explicação cientifica. Desculpe, divaguei, voltando à avó: se a minha pode zelar por mim imagino que todas as avós do mundo também o possam em relação a seus netinhos. Quem controla tudo isso? Como exatamente elas fazem para enviar à Terra e ao nosso plano (dimensão?) a energia correta para fazer com que eu vá bem no exame ou que saia minha promoção? Ou será que os espíritos vivem aqui, entre nós, zanzando pela casa como no filme "Os Outros" e com a força do pensamento exercem suas influências?
Outro ponto: se cada alma vive uma só vida deve haver uma constante geração de novos espíritos, pelo menos para os católicos que, ao contrário dos espíritas, não creem na reciclagem.
Para eles cada criança que nasce é uma alma nova, recem criada, de onde concluimos que deus está nesse momento criando novas almas para virem a Terra. Para que depois de uns 80 anos morram e sigam para um local onde passarão toda a eternidade de acordo com seu comportamento durante esse tempo na Terra: talvez no céu, talvez no inferno.
Duro de acreditar...quanto mais eu penso mais essas explicações e dogmas religiosos me parecem sem sentido.... mas vou continuar nesse tema. Esse, na verdade, é O tema.