quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cartomantes, tarô, borra de café, búzios: VOCÊ ACREDITA NESSAS COISAS ??

Se a resposta foi sim, sinto muito, você está sendo enganado e está jogando seu tempo e seu dinheiro no lixo caindo em um conto tão antigo quanto a humanidade (basta pensar nos oráculos gregos, por exemplo). 

Use um pingo de lógica para decifrar como essas coisas "funcionam" e passe a rir delas.

Para começar, você acha mesmo que tudo que vai te acontecer na vida já está pré determinado e "escrito" ? 
Porque só assim alguém poderia ter a capacidade de antecipar seu futuro, não é mesmo? Acreditar que uma cartomante tenha acesso a essas informações é dar a ela poderes realmente divinos. 
Como será que isso funcionaria... será que há deuses, santos, almas ou sei lá o que ao lado da cartomante, fazendo com que as cartas sejam embaralhadas em determinada sequência para que contem o futuro de quem está ali naquela hora? 
Ou fazendo as conchinhas cairem mais para lá ou mais para cá para ela poder "enxergar" se você vai ser promovido ou se vai sofrer uma perda na família?? 
Faz sentido isso? 

Se a borra do café ou a posição das cartas podem dizer o que vai te acontecer então somos todos atores e estamos apenas representando papeis de um roteiro pré aprovado. A vida seria uma grande bobagem se assim fosse!

Cartomantes trabalham com a lei das probabilidades e são pessoas sensíveis e experientes. Estudos dizem que em míseros 5 ou 10 segundos você obtém, visualmente, umas 30 informações diferentes sobre uma pessoa que acabaram de te apresentar. 
O trabalho de uma boa cartomante começa assim, analisando sua voz, sua roupa, seu cheiro, sua mão, o jeito que você fala, seu celular, joias, roupas, quem te apresentou e as poucas coisas que você disse quando chegou. 
Com muita prática elas tiram dessas informações iniciais um "guia" que vai direcionar as "previsões" , fazendo com que aumentem suas chances de acerto. 
Algumas são óbvias e obtidas das caracteristicas mais evidentes: idade, sexo, aparente posição social, etc. 
Se você usa aliança ou um relógio caro, já disse coisas sobre você sem perceber. 
O segundo truque é dar às obviedades um certo ar de mistério e descoberta e assim fazer com que um monte de generalidades soem como a mais pura impressionante descrição do seu futuro.
Ela vai falar em viagens, uma pessoa alta que vai entrar na sua vida, uma boa fase profissional, uma doença em família, etc. 
Sobre seu passado e quem você é ou faz ela vai soltar algumas coisas que batem, outras nem tanto mas quando a pessoa quer muito acreditar pensa "quem sabe ela não quis dizer isso e não aquilo..." 
E você sai de lá feliz, impressionado. 

Daí para a frente é só probabilidade: de cada 10 atendimentos digamos que, com sua prática, ela se saia bem (mais acertos que erros) em, digamos, 5 casos. 
Essas 5 pessoas vão contar isso para todo mundo e assim realimentam o processo, fazendo com que suas amigas e amigos corram lá para ter sua sorte lida também. 
As 5 pessoas com mais erros que acertos se calarão, meio envergonhadas... e acabarão se esquecendo dessa cartomante mas, como acreditar é mais fácil que pensar... estarão ali prontinhas para ir a alguma outra ("essa acertou tudo para a minha vizinha, coisas que ela não tinha como saber, eu vou lá!). 
E assim segue a vida...e a cartomante vai faturando e fazendo sua freguesia. 
Aquelas que prometem trazer seu amor de volta para você e dizem que devolvem o dinheiro se não funcionar trabalham exatamente assim: em alguns casos os pombinhos fazem as pazes (fariam de qualquer jeito), ficam felizes com o valor pago e ainda saem por aí fazendo propaganda. 
Para os casais não refeitos, alguns deixam para lá... e alguns poucos voltam lá para pedir o dinheiro de volta, o que a cigana faz sem hesitação. 
O que importa é a média...

Se quiser analisar o assunto em maior profundidade pesquise sobre "leitura fria", é uma técnica poderosa e usada (até sem saber...) por todas as bruxas, astrologos e cartomantes.

Mas Lineu também sabe fazer previsões com 100% de acerto.
Por exemplo, veja essa:

Se você for a um astrólogo ou cartomante vai perder seu tempo e seu dinheiro.

Você bate na madeira e não pega saleiro da mão dos outros?

Esse é mais um tema para o grupo "se você pensar não acredita".... : quando uma pessoa bate na madeira (3 vezes, duas só não funciona...) o que exatamente ela pensa que vai acontecer?? Será que há uma energia secreta mundial que faz com que se a pessoa bater na madeira nada sobre aquele assunto vai dar errado? Quem cuida disso lá no... céu? Santos, Jesus, deus em pessoa, quem? Como? E porque teria que ser na madeira e sempre 3 vezes? Se bater duas ou se bater no plástico, o que acontece, as almas(?) ou anjos (?) encarregados não receberão o pedido ou talvez não o aceitarão, posto que irregular?? Será que é isso?
Outra boa: você está à mesa e alguém te pede para passar o saleiro... você pega e estica o braço para a pessoa que, sorridente, pede que você o coloque na mesa, pois se ela pegar direto da sua mão... dá azara. Pronto, chegou a hora de pensar: o que vai acontecer com essa pessoa se ela pegar mesmo o saleiro da sua mão? Será que ao redor dela (e em todos os cantinhos do planeta...) há um grupo de santos (almas, energias, deuses, o que você quiser...) que imediatamente mandam um alerta (para deus?) de que aquela pessoa (que imprudência!!) pegou um saleiro da mão da outra e deve ser, digamos, punida por isso com azar ou algo assim? Olha, não dá para passar a vida toda batendo 3 vezes na madeira, desviando de escadas e de gatos pretos coisas assim sem sequer pensar se e como essas coisas poderiam realmente te afetar. Religião (e isso é uma opinião muito pessoal minha) é um grupo de supertições inteligentemente organizadas em forma de dogmas. Adicione a aura de verdade que a tradição dos séculos lhe confere e pronto, é esse o pacote pronto que recebemos dos nossos pais e que na maioria das vezes carregamos e repetimos até o fim das nossas vidas, sem pensar, analisar, refletir, nada... pessoas passam a vida toda fazendo sinal da cruz cada vez que passam na porta de uma igreja sem jamais terem parado para pensar se aquilo faz, afinal, algum sentido.
Voltando às supertições... azar é como deus, não existe... estamos sós e a vida é curta, vamos relaxar e aproveitar...