segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ateu acredita em astrologia?

A princípio uma coisa não teria nada a ver com a outra.
Na teoria a astrologia versa sobre a influência dos astros (planetas, basicamente) na vida das pessoas.
Não fala sobre deus, espíritos, vida após a morte, nada disso.

Vejamos o que diz o Wikipédia:

A Astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo") é uma disciplina que alega que as posições relativas dos corpos celestes podem prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos mundanos. Um praticante de astrologia é chamado astrólogo. A comunidade científica considera que a astrologia é uma pseudo-ciência ou superstição, uma vez que, até hoje, nenhum astrólogo apresentou evidências oficiais acerca da eficácia de seus métodos.

Astrologia é, portanto, um tema não religioso.
Mas ateus tem uma caracteristica bem forte: só acreditam na ciência, pseudo-ciência não vale. Superstição, então, nem pensar.
Logo... nada de acreditarmos em horoscopo, em especial aqueles de jornal que só dizem coisas como “dia bom para resolver pendencias pessoais” ou “viagem internacional a vista”.
Horoscopo funciona mais ou menos como todas as outras enganações: análise probabilistica associada à forte desejo em acreditar.

12 comentários:

  1. conheço ateu q fica vendo horoscopo, quando eu vejo eu racho o bico

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Você leu o post e perguntou isso? Sério?

      Excluir
    2. Ateu omegalul é a quele que acredita em signos kkk. Não acredita em deuses mas acredita que um planeta, o sol a lua o ascendete ou o caralho à quatro vai influenciar na personalidade de uma pessoa kkk. Se lesse sobre as funções do cérebro, não acreditaria nessa baboseira.

      Excluir
  3. Tecnicamente, ser ateu é não acreditar em deuses, como a astrologia não trata de deuses, eu acredito que dá pra ser ateu e acreditar em signos, por mais que isso seja bem estranho e incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk os cara julga nois, mais acredita q vinhemos do barro, e nos que somos "incomuns". Patético!

      Excluir
    2. A universidade de Cornell também acredita que viemos do barro

      Excluir
    3. Na verdade ateus não acreditam nem em Deuses nem em nada de que venha do mundo sobrenatural. Agnósticos acreditem nisso ateus não

      Excluir
  4. Não acredito em divindades, mas,o fato da personalidade e outras coisas dos signos signos bater exatamente comigo, me surpreende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O truque é bom, surpreende muita gente. Quer ver um exemplo, nem te conheço mas vou falar duas coisas a seu respeito: 1) Você tem muitos conhecidos mas poucas pessoas você considera como amigos de verdade 2) Em geral você se acha ponderado mas algumas situações tiram você do sério. Viu só, acertei, não foi? Esse é o truque...fazer com que generalidades pareçam coisas específicas...

      Excluir
  5. Acabei de ver no tiktok q tem quem se diz ateia e "estuda" astrologia e zodíaco. Eu nem comentei pois acho q cada um deve cuidar da própria vida mas q é estranho é. Não creio em pseudo ciencias tb, pra mim não faz sentido mas se faz bem pra pessoa e isso não traz prejuizos a ela e outras pessoas deixo pra lá.

    ResponderExcluir
  6. Ateu que acredita é signo é nutela kkkkk, ateu juvenil, não há nenhuma base cientifíca a favor da astrologia nesse ponto, é tudo no achismo bruto por mais que seja milenar. Aliás o texto é bem rasteiro sobre a astrologia & signos pois a mesma tem um monte de métodos que estão ligados a idéia de espiritualidade, carma, inferno astral e por ai vai. Sendo assim o ateu que diz que acredita nessas besteiras é um completo ignorante na melhor das boas intenções.

    ResponderExcluir