domingo, 4 de abril de 2010

CHICO XAVIER: O HOMEM, O MITO, A FRAUDE.

O mais famoso médium brasileiro estaria esta semana completando 100 anos de vida e por conta da data teremos o lançamento de livros, documentários, programas especiais na TV e de pelo menos um longa metragem sobre sua vida.
Não quero me estender demais sobre o tema mas para Chico Xavier só há duas explicações possíveis: esquizofrenia profunda (ou algum outro tipo semelhante de distúrbio) ou fraude.
Há os que defendam a 1ª hipótese - procurando com isso salvar sua reputação – com evidências de que sofreria de epilepsia e que esta lhe causaria múltiplas personalidades, o que hoje talvez fosse classificado como bipolaridade. Chico mesmo escreveria seus textos mas sem ter consciência disso.
Há, entretanto, uma enxurrada de provas e evidências mostrando que, na verdade, tudo nunca passou de uma fraude bem construída e defendida a unhas e dentes por toda a vida do caridoso espírita.
Mensagens psicografadas de pessoas vivas, mensagens enviadas por pessoas que nunca existiram e foram inventadas por jornalistas, fotografias de fantasmas (sim, com lençol branco na cabeça e tudo), textos plagiados, livros repletos de tolices (como o que descreve a vida em Marte) e inúmeras informações falsas sobre sua biografia (a mais evidente é a que dizia ser Chico uma pessoa iletrada, procurando com isso justificar que os textos só poderiam ser escritos por espíritos). Sem falar no sobrinho que pouco antes de morrer em um acidente de carro deu entrevistas às revistas Manchete e Realidade contando que na verdade os textos eram escritos pelo próprio Chico e muitas vezes por ele mesmo, o sobrinho!
Não veja o filme, não leia os livros, não perca seu tempo: Chico Xavier é uma fraude do tamanho do espiritismo, nada além disso.