quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Resposta ao "Sr. Anônimo" : Chico Xavier, ET´s e outras coisinhas.

.
Venho recebendo mensagens de um leitor "anônimo" questionando alguns posts aqui do blog e me fazendo diversas perguntas e desafios. Apesar de seu tom desnecessariamente agressivo e mal educado fiz questão de responder, quem quiser ler as mensagens trocadas elas estão no post sobre o filme "Nosso Lar". Como os temas são de interesse de quem entra aqui no Lineu eu preferi responder às ultimas através deste post... ficou um pouco longo, me desculpem por isso, mas acho que a leitura vale a pena.=================================================================================

Caro anônimo,

Esse facho de luz que foi filmado em frente ao hospital onde estava Chico Xavier é fenômeno relativamente raro mas que já foi filmado inúmeras vezes. Recentemente uma emissora de TV (da Australia, se não me engano) filmou um idêntico passando atrás do apresentador que dava uma notícia ao vivo. O que você acha que era, o espírito da mãe desse apresentador?
A explicação científica exata para o fato eu não tenho mas, como eu já disse antes, para a ciência o “não sei” é um desafio que a move para a frente, ao contrário dos tolos religiosos para quem o “não sei” é sempre interpretado como algo divino ou espiritual.
Tem gente que olha uma mancha diferente na torrada ou no fundo de uma foto e diz que é Jesus... tem gente que sonha um sonho bem “real” e acha que visitou o plano espiritual.

Você se diz cético e ateu mas acredita em reencarnação, espíritos e curas mediúnicas?

Usar como argumento o fato da polícia americana usar médiuns em investigações é risível... governos, políticos, autoridades e programas de TV fazem isso direto, o que você me diz da prefeitura do Rio de Janeiro que vira e mexe paga a Fundação Cacique Cobra Coral para garantir sol em algum evento? Não vá me dizer que você também acredita que haja um espírito de índio véio no céu fazendo chover...vai?

A massa é em geral muito ignorante e mística (as duas coisas sempre andam juntas) e adora essas coisas. Politicos fazem isso para ganhar votos, TV faz para ganhar audiência, polícia para ganhar popularidade.

Já que você gosta tanto do embuste que foi Chico Xavier, responda então (agora é minha vez): o que era aquela mulher vestida com um lençol em uma foto ao lado dele? O que era aquele sujeito com cara de idiota e um pano saindo da boca? Para o “maior médium do Brasil” ela era um fantasma e ele era alguém expelindo ectoplasma... Chico Xavier foi infantilmente enganado pelas revistas da época (Realidade, Manchete) com truques banais como o de pedir comunicação com uma pessoa que nunca existiu ou pedir que ele ajudasse na recuperação de alguém que já havia morrido há anos.
E ele caia com um pato.
O “sobrinho” que o acompanhava no início da carreira morreu em um acidente pouco tempo depois de confessar que quem escrevia os livros era ele mesmo e algumas vezes o próprio Chico, livros aliás repletos de erros bobos em nomes e datas (não havia Wikipédia na época e Chico baseava seus textos na literatura disponível, nem sempre exata).

É sempre muito mais fácil acreditar do que pensar.

O cérebro humano ainda não teve todo o seu potencial desvendado pela ciência, há fenômenos que contrariam a lógica mas isso não quer dizer que sejam fenômenos espirituais. Nosso cérebro nos prega peças toda hora e mais uma vez eu gostaria de te recomendar a leitura (urgente!) do livro de Carl Sagan, “O Mundo Assombrado pelos Demônios”. Cegos de nascença que descrevem coisas, pessoas “mortas” que voltam à vida, gente capaz de se comunicar à distância ou que “sai do corpo” e conta em detalhes o que viu são fatos comuns que ele explica, dentro dos limites do conhecimento da ciência, com muita propriedade.

A Revista Superinteressante deste mês traz uma matéria sobre novos tratamentos psiquiátricos que estão em teste, um deles é o da “memória plantada”. Através de alguns métodos de sugestão eles conseguem que a pessoa “lembre” com convicção de um fato que nunca ocorreu ou que esqueça um que de fato aconteceu. Da mesma forma que conseguem fazer isso de maneira forçada sabem que algumas pessoas fazem isso de maneira natural e essa é a explicação para quase todos os casos de abdução, por exemplo. A pessoa jura que esteve no disco, viu os et´s, falou e viajou com eles, etc. Se você a colocar em um teste da verdade, ela passa. Mas, claro, nunca esteve em disco voador algum, é uma memória plantada por ela mesma, mais um dos processos mentais ainda não perfeitamente explicados pela ciência.

Ainda sobre Chico Xavier, muita gente usa esse seu argumento de que ele escreveu 400 livros e nunca usou o dinheiro a seu favor. Bem, primeiro que é mentira, Chico viveu disso a vida inteira, comprou imóveis e sustentou vários “sobrinhos” com o dinheiro dos direitos autorais. Segundo, ao que me parece ele não era perdulário ou ganancioso e apesar de sua vida ser uma fraude do principio ao fim ele fez mesmo muita caridade e ajudou muita gente, o que não prova nada a não ser o fato de ser uma boa pessoa. Ou muito esperto. Ou os dois.

Você cita Zé Arigó... ora, anônimo, tenha a “santa” paciência... nunca houve campo mais fértil para o charlatanismo que os processos de cura espiritual! Padre Quevedo, Carl Sagan e tantos outros cansaram de desmistificar esses picaretas, o método deles é o mesmo usado pela ciganas que vendem “amarração do amor”, é pura análise probabilística associada à imensa facilidade que uma pessoa doente e desesperada tem para acreditar em coisas assim. Se você quiser posso explicar o método em detalhes mas não é muito diferente do que você vai ler no post sobre a amarrração.

Além disso, como a ciência já constatou, rezar faz bem a saúde (leia um post aqui sobre isso) e nada há de religioso nisso. Determinação, vontade, pensamento positivo e crença na ajuda divina muitas vezes fazem as pessoas melhorarem mesmo, em processos ainda não muito bem compreendidos pela medicina. Homeopatia, por exemplo, é cientificamente difícil de ser comprovada e é considerada placebo pela maior parte dos médicos mas eu pessoalmente posso testemunhar que ela me fez muito bem em algumas ocasiões e não me parece que tenha sido obra de algum espírito.

Você também cita ET´s... de novo, anônimo, procure ler mais, aprofunde-se um pouco na leitura cientifica, não se limite a textos fantasiosos ou sensacionalistas... não há até hoje um único caso comprovado de visita extraterrestre... 99% dos casos são explicados pela ciência, pela Nasa ou pelo governo local e o 1% restante cai naquela situação: não é porque não se encontrou a explicação que isso comprove terem sido ET´s.

Vou te contar um caso: eu tenho um poderoso telescópio, gosto muito de astronomia e várias vezes pessoas vieram até mim relatar terem visto luzes estranhas no céu... eram, sempre, simplesmente satélites, que passam todos os dias no mesmo lugar nas mesmas horas mas não podem ser vistos por causa das luzes das cidades. Para quem não sab,e aquela luz correndo o céu só pode ser um disco voador e elas sempre saem repetindo que viram um!
Balões meteorológicos, auroras, jatos, nuvens carregadas corrrendo o céu em velocidade são em geral as causas, mas há também ilusão, alucinações coletivas, bebedeiras e a velha e boa fraude, muito comum.

O universo é imenso, somos apenas um cisco, um pedregulhinho perdido num cantinho de uma galáxia comum dentre bilhões, com bilhões de estrelas e planetas dentro dela. Pode ser que o que ocorreu aqui tenha ocorrido em outros lugares e sobre esse assunto não sou “ateu” mas agnóstico, ou seja, é possível... mas até hoje não tivemos prova alguma disso. Há diversos programas científicos sérios (o SETI é o mais conhecido) investigando e rastreando o céu em busca de mensagens, sinais, sons ou imagens... mas até agora, nada. Nadinha. Nem um sinalzinho que seja. Mas a ausência de evidência não é necessariamente evidência da ausência e a ciência vai continuar procurando pois é assim que ela se move para a frente.

Por último, caro anônimo, só um pequeno conselho: o fato de alguém pensar diferente de você não faz dele necessariamente um burro, idiota ou um cabeça oca como você se referiu a mim.
Abra seu coração para a ciência... aceite a lógica em seu coração...rsrsrs... pare de acreditar piamente em qualquer bobagem que lê ou escuta, vá atrás das coisas sérias... e seja um pouco mais educado e menos agressivo pois isso não leva ninguém a lugar algum.
Abraço,
Lineu, cada vez mais ateu.