segunda-feira, 25 de julho de 2011

Extremista cristão mata quase 100 pessoas em atentado na Noruega.


Temos leitores do blog que contra todas as evidências insistem em dizer que os maiores massacres e atos terroristas vem de ateus e não de fanáticos religiosos.
A opinião contraria as evidências e a história e nem é preciso aprofundar demais a discussão para comprovar isso.

Assim que as primeiras noticias desse abjeto ataque em Oslo foram divulgadas a sensação inicial foi a de que se tratava de um ato de muçulmanos.
Não só pela Noruega possuir tropas no Afeganistão mas, principalmente, pelo bizarro caso das charges sobre Maomé publicadas por um jornal do país.

Para surpresa geral, no entanto, o autor define-se como um "fundamentalista cristão", seja lá o que uma bobagem dessas signifique.
Como alguém pode se dizer cristão e assassinar outras pessoas de forma fria e planejada, sem dar à vitímas sequer a chance de se defenderem?

Mais uma vez repito: alguém já ouviu falar de homem-bomba ateu?

54 comentários:

  1. Você fala do extremista cristão como se fosse uma coisa comum nos dias de hoje; se ainda fosse um muçulmano vá lá ( mesmo assim são grande minoria entre eles ). Isso não é correto. Ele se diz "cristão" e quem tem boca fala o que quer. Quantos desses extremistas cristãos você conhece? Me aponte pelo menos mais uns cinco.
    O antigo Regime ultra-ateu da antiga União Soviética e de outros países da antiga cortina de ferro massacraram centenas de milhões ( a maioria crentes e religiosos ) de pessoas. Nada na história da humanidade se compara as matanças em nome do ateísmo no século XX; sem falar da China, onde tudo é feito as escondidas e a religião ainda é fortemente perseguida.
    Alguém já ouviu falar em homem-bomba ateu ? Claro que já, aquele caso do homem que colocou uma bomba para destruir a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, mas não conseguiu. Tudo em volta foi destruido, menos a pintura.

    ResponderExcluir
  2. O problema do mundo não é a religião, muito menos a ausência dela. O problema são as pessoas e seus respectivos fanatismos.

    ResponderExcluir
  3. "Nada na história da humanidade se compara as matanças em nome do ateísmo no século XX"
    Por favor Fernando, cite uma, lidamos com fatos, não com faláceas.

    ResponderExcluir
  4. Ahh Fernando, quando ao caso da imagem da Nossa Senhora de Guadalupe, eu conhecia mas resolvi pesquisar sobre o que aconteceu, só achei historinhas sem sentido e muito mal escritas, quanto os olhos dela... só faláceas também, aqueles papos de computadores da NASA, engenheiros da IBM...
    Por favor, FATOS.

    ResponderExcluir
  5. É mesmo, Ricardo ... e onde você pesquisou ? Explique melhor para quem está lendo o que você escreveu. Por exemplo : "... historinhas sem sentido e muito mal escritas " ?? Dê mais detalhes do porquê de serem mal escritas e sem sentido.
    Onde estão as "falácias" em relação aos olhos da imagem, à NASA e à IBM ?
    Fatos ? Não me faça rir; os fatos são muitíssimo concretos e comprovados pela ciência, mas se você tem dificuldade em reconhecê-los ... paciência... aliás, paciência é o que eu tenho, e se você quiser eu coloco os fatos todos aqui para você.

    ResponderExcluir
  6. É mesmo, Ricardo ... e onde você pesquisou ? Explique melhor para quem está lendo o que você escreveu. Por exemplo : "... historinhas sem sentido e muito mal escritas " ?? Dê mais detalhes do porquê de serem mal escritas e sem sentido.
    Onde estão as "falácias" em relação aos olhos da imagem, à NASA e à IBM ?
    Fatos ? Não me faça rir; os fatos são muitíssimo concretos e comprovados pela ciência, mas se você tem dificuldade em reconhecê-los ... paciência... aliás, paciência é o que eu tenho, e se você quiser eu coloco os fatos todos aqui para você.

    ResponderExcluir
  7. Foi o que eu pedi Fernando, fatos.
    Se você tem fontes melhores de onde eu pesquisei quero conhece-las, fique a vontade para colocar seus fatos para eu ler.
    Quem esta argumentando é você, portanto você apresenta os fatos, eu não duvido de nada que acredito, pois são coisas reais.
    Os assassinatos na Noruega são reais.
    E por favor inclua também os fatos sobre matanças em nome do ateísmo por que também nunca ouvi falar.
    Obrigado e estou na espera dos fatos.

    ResponderExcluir
  8. Amigo Ricardo ... acredito, sim, que você nunca tenha ouvido falar nas matanças em nome do ateísmo, até porque a nossa mídia e os seus amigos ateus jamais tocam neste assunto. Então vamos lá :
    Uma das piores marcas que o ateísmo deixou na história foi através do comunismo e do nazismo. De acordo com dados estatísticos da Cruz Vermelha, o "humanismo" marxista da União Soviética custou a vida de 49 milhões de pessoas, sem contar as vítimas da guerra.
    Bucharine, conselheiro de Lênin, exige a “destruição da idéia da caridade cristã, do amor ao próximo, que é o inimigo mais perigoso do comunismo” ( Pravda, Moscovo, 30.3.30. in: D. Drama a d. Piazza S.Pietro, p. 218 ).
    Lênin disse : “Temos que combater a religião. Isto é o ABC de todo o materialismo e, portanto, também do marxismo”. No que diz respeito à revolução, a Rússia em si não me interessa. A Rússia é só um meio necessário para se passar à revolução mundial”. ( Lênin Werke, 150 vol., p. 407 )
    Resumo agora algumas informações tiradas do “LIVRO NEGRO DO COMUNISMO”, que, como já disse por aqui, todos deveriam ler, para ver os horrores que pode produzir uma ideologia sem Deus, mas que infelizmente ainda é valorizada por alguns governantes.
    Vladimir Ilitch Oulianov, Lênin, um dos líderes da revolução comunista da URSS de 1917, resumiu numa frase a macabra estratégia comunista : “A fome não só destruiu a fé no Czar, como também a fé em Deus”. Ele, como Marx, considerava a religião o “ópio de povo”.
    O Livro Negro do Comunismo (1), foi escrito por esquerdistas; seu coordenador é Stéphane courtóis, diretor da revista Communisme e diretor de investigações do Centre National de La Recherche Scientifique de Paris. Ele vem do maoísmo e se define como anarquista (2).
    Segundo os cálculos, o comunismo causou a morte de cerca de 100 milhões de pessoas. Só na China foram 63 milhões, e na Rússia 20 milhões. A “Comissão sobre Repressão”, do governo russo, concluiu que os bolchevistas mataram pelo menos 43 milhões de pessoas entre 1917 e 1953 (3). Na Coréia do Norte, o comunismo matou de fome 3,5 milhões de pessoas.
    Para “O Livro Negro do Comunismo”, a triste Revolução Francesa de 1789 foi a inspiradora dos revolucionários vermelhos. “Robespierre abriu o caminho, Lênin e Stalin lançaram-se nele, os Khmers Vermelhos do Camboja bateram recordes genocidas”.
    Para eles, a igualdade utópica tudo justificava. Matar milhões não importava, já que nasceria um “mundo novo” liberto da religiões. Após 70 anos o comunismo desabou podre como um prédio em implosão; e se vocês não sabem, o nosso saudoso Papa João Paulo II foi um dos principais (senão o principal) responsáveis por essa queda; e isso sem apelar para a violência, sem disparar um tiro sequer. Por isso tentaram assassiná-lo.
    Na prisão romena de Pitesti os estudantes religiosos eram “batizados” todos os dias, enfiando-se-lhes a cabeça em baldes cheios de fezes, enquanto era rezada a fórmula batismal. Os seminaristas deviam oficiar missas negras, especialmente na Semana Santa. O texto Litúrgico era pornográfico e parafraseava de forma demoníaca o original” (p. 495).

    ResponderExcluir
  9. A perseguição tornou-se encarniçada contra o clero católico. As igrejas foram transformadas em museus. Um bispo Greco-católico escreveu este testemunho : “Durante longos anos suportamos, em nome da cátedra de São Pedro, a tortura, os espancamentos, a fome, o frio, o confisco de todos os nossos bens, o escárnio e o desprezo. Tínhamos que beijar as algemas, as correntes e as grades de ferro das nossas celas como se fossem objetos de culto, sagrados; e nossa farda de prisioneiros era o nosso hábito de religiosos. Nós havíamos escolhido carregar a cruz, apesar de nos proporem sem cessar uma vida fácil em troca da renúncia à Roma... Hoje, apesar de todas as vítimas, a nossa Igreja possui o mesmo número de bispos que havia na época em que Stalin e o patriarca ortodoxo Justiniano triunfalmente a declararam morta” (p. 486).
    Esses fatos me fazem recordar, na hora, a profecia bíblica em que Jesus afirma : “ PEDRO, TU ÉS PEDRA, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO JAMAIS PREVALECERÃO CONTRA ELA ...” ( Evangelho de Mateus, capítulo 16, versículo 18 ).
    A China de Mao-Tsé Tung seguiu as mesmas pegadas da Rússia, ainda pior. A reforma agrária chinesa extinguiu de 2 a 5 milhões de vidas. Em 1959, Mao propôs o “grande salto para a frente”, que consistiu em reagrupar os chineses em “comunas populares”, sob pretexto de um acelerado progresso. Logo começou a faltar o alimento básico. A indústria parou. A fome mais mortífera da história da humanidade sacrificou 43 milhões de vidas.
    Os campos de concentração foram (e continuam sendo) os maiores do mundo. Até meados dos anos 80, mais de 50 milhões de presos passaram por eles.
    Em 1966, Mao lançou a revolução cultural. A ordem era reduzir a pó os vestígios do passado, e eliminar tudo quanto falasse da alma espiritual ou evocasse a beleza. Os mortos são calculados entre 400 mil a 1 milhão, e os encarceramentos em torno de 4 milhões.
    No Camboja os guerrilheiros vermelhos exterminaram mais de um quarto da população nacinal.
    Se você puder, Ricardo, pesquise sobre “UMA CARTA DE UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO NA RÚSSIA”, em que um prisioneiro soviético chamado Alecksandr Ogorodnikov, de 37 anos, foi preso por motivos religiosos para o resto da vida, e escreveu essa carta à sua mãe em 1986, pouco antes da queda do comunismo. Eu tenho ela aqui, mas é um pouco longa; nela você verá os verdadeiros horrores de um regime ateu que pretendia exterminar tudo o que se chamasse Deus e religião.
    A revista “Communionis Litterae (CL), que publicou o texto italiano desta carta ( dezembro 1986, PP. 10-13), acrescenta a seguinte notícia : “O caso de Ogorodnikov não é caso isolado. Na URSS são numerosos os prisioneiros por motivos religiosos, políticos ou nacionais”.
    O Bulletin Oecuménique d’information BIP, SNOP, SOP, em sua edição de 15/01 pp., p.4, publicou a notícia, recebida de Paris aos 14/01/1987.
    A “Ajuda aos Crentes da URSS” ( Aide Aux Croyants de URSS ) colheu 50 mil assinaturas em favor de Aleksandr Ogorodnikov e entregou à embaixada da URSS em Paris. Além disto, o caso Ogorodnikov tornou-se objeto de noticiário nos jornais Le Monde, La Croix, L’Actualité Religieuse, La France Catholique; Aleksandr Ogorodnikov é tido é tido como “o prisioneiro contra o qual a KGB se volta com mais sanha”.
    Em recente livro ( Gulog – Ed. Ediouro, 744 páginas ) Anne Applebaum apresenta um atualizado levantamento dos campos de prisioneiros soviéticos. A autora é colunista do jornal “Washington Post” e colaboradora do “The Wall Street Journal”, e foi correspondente em Varsóvia da revista “The Economist”.
    Ela pesquisou os arquivos da ex-URSS, de 1923 a 1986, e mostrou os horrores da política de Stalin, que “executou quase três milhões de dissidentes durante seu reinado e encarcerou 28 milhões no Cazaquistão e na Sibéria”. Os Gulogs chegaram a 476. A outra mostra as semelhanças entre os Gulogs e os campos de concentração da Rússia.

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, se você quiser eu mostro muito mais fatos. E ainda tem aí um ateu amigo de vocês que disse que “não precisa do nosso Deus e que Ele não faz falta nenhuma as pessoas”, e cita o Japão como exemplo. Só que ele esqueceu de citar os Estados Unidos, a Itália, a Alemanha, a Espanha, a Inglaterra e muitos outros em que o cristianismo suou para implantar a liberdade, os direitos humanos básicos e a fé, entre muitos outros benefícios. Ele esqueceu também de falar que, em países onde o cristianismo não vingou, imperam, hoje, a falta de liberdade. A mulher anda com o rosto coberto ( burca ) e é tratada pior do que um cachorro, uma verdadeira escrava que não tem direito à nada. O homossexual, então ... nem se fala ! Vai alguém assumir sua homossexualidade num desses países ... é a morte.

    Quanto à Nossa Senhora de Guadalupe ...há provas abundantes :
    Procure saber o que os oftalmologistas Javier Torrella Bueno, chefe da clínica de propedêutica na escola nacional de medicina ( 1949 – 1952 ) e da cátedra de oftalmologia ( 1953 – 1960 ), na Universidade Nacional Autônoma do México, o eminente oftalmólogo e cirurgião Rafael Torija Lavoignet, Dr. Ugalde, Dr. Palácios, o fotógrafo Afonso Gonzales (1929), o desenhista J. Carlos Salinas Chávez ( 29/05/1951 ), procure saber das incríveis decobertas científicas que eles realizaram a respeito dos olhos da imagem do manto de Nossa senhora de Guadalupe.
    Também o livro “O Milagre de Guadalupe” de Francis Jorhnston, 2ª Ed., tradução de José Machado Braga – aparecida, SP; Ed. Santuário, 2005.
    Sobre José Aste Tonsmann – Engenheiro de sistemas da Universidade de Cornell e especialista da IBM no processamento digital de imagens. Pesquise sobre todas essas pessoas, se são sérias ou não... pesquise, Ricardo, pesquise... mas se você estiver com certa preguiça, eu coloco aqui algumas descobertas sensacionais :
    Mais de vinte especialistas do mundo inteiro vieram examinar os olhos no manto de Nossa Senhora de Guadalupe. Os cientistas deixaram sua fé na porta da basílica ( inclusive um dos oftalmologistas declarara-se, antes, ateu convicto )

    http://www.clap.org.br/artigos/guadalupe/g_surpresas.asp
    Leia e estude com atenção, e depois me diga onde estão as tais “falácias”.
    Deus deixou estas coisas para vocês, especialmente para vocês que são ateus, pois Ele sabia que o homem do nosso tempo seria soberbo e orgulhoso de sua própria ciência. Taí, um sinal do amor de Deus para com todos vocês !

    ResponderExcluir
  11. Ricardo, o Fernando confunde crimes cometidos por ateus com crimes cometidos em nome do ateismo. Já as cruzadas, a inquisição e as guerras do oriente médio - só para citar alguns exemplos - são claramente atos religiosos, na linha que eu chamo de "meu deus é mais deus que o seu".

    ResponderExcluir
  12. Fernando, você não me entendeu. Eu não pedi para vocês escrever os fatos, quero saber suas fontes de pesquisa para eu ler e tirar minhas conclusões, é assim que funciona. Se você fala e eu simplesmente acredito... é pregação, ok?
    As referências que você deu no final do SEU texto não são suficientes para se formar uma opinião, ou você tirou suas conclusões de um tema tão complexo somente delas?
    Obrigado e ainda estou aguardando.

    ResponderExcluir
  13. Ricardo, apenas não se esqueça que voce esta debatendo com alguém que acredita em cobra que fala, maça do pecado, arca de noé, anjo que dá recado, virgem que dá a luz e outras bobagenzinhas mais. Não espere dele argumentos lógicos ou bem embasados, a ciência dá isso a ele de monte mas o Fernando continua achando que a Terra tem 6 mil anos e que estão completamente errados todos os geólogos, biólogos, químicos, astronomos, etc. Certos estão os peregrinhos do deserto que milhares de anoa atrás escreveram essas fábulas e lendas em pergaminhos que por conta dessas crenças primitivas tornaram-se o "livro sagrado". Novela das seis perde.

    ResponderExcluir
  14. Desculpe, mais é cegueira demais da parte de ambos. Um, quando não tem mais argumentos, apela para a cobra que fala (sempre); e o outro diz que eu não coloquei nenhuma fonte ... Deus me ajude ... será que tem alguém aqui de bom senso (que não seja ateu fanático) para fazer vocês enxergarem a barbaridade que estão dizendo ?

    "Em 1966, Mao lançou a revolução cultural. A ordem era reduzir a pó os vestígios do passado, e eliminar tudo quanto falasse da alma espiritual ou evocasse a beleza."

    "Bucharine, conselheiro de Lênin, exige a “destruição da idéia da caridade cristã, do amor ao próximo, que é o inimigo mais perigoso do comunismo” ( Pravda, Moscovo, 30.3.30. in: D. Drama a d. Piazza S.Pietro, p. 218 )."

    "A perseguição tornou-se encarniçada contra o clero católico. As igrejas foram transformadas em museus."

    A “Ajuda aos Crentes da URSS” ( Aide Aux Croyants de URSS ) colheu 50 mil assinaturas em favor de Aleksandr Ogorodnikov e entregou à embaixada da URSS em Paris.

    Lênin disse : “Temos que combater a religião. Isto é o ABC de todo o materialismo e, portanto, também do marxismo”.

    Vladimir Ilitch Oulianov, Lênin, um dos líderes da revolução comunista da URSS de 1917, resumiu numa frase a macabra estratégia comunista : “A fome não só destruiu a fé no Czar, como também a fé em Deus”.

    Lineu, se isso não foi em nome do ateísmo ...de novo te digo : não me faça rir ! Isso é pior do que acreditar em cobra que fala. Meu Deus ...

    ResponderExcluir
  15. Não, Fernando, nada disso foi em nome do ateísmo, só você não vê, seu fanatismo não deixa. Sobre a cobrinha que fala... é minha fonte de diversão, adoro cita-la e o farei até que você me dê alguma explicação desprovida de fanatismo ignobil sobre essas bobagens da bíblia, a irritação que isso te causa é diretamente proporcional à falta de resposta aceitável.

    ResponderExcluir
  16. Sobre a cobra que fala, eu já te dei a resposta ( lá no Saramago, lembra ? ), procure, aliás não precisa procurar... você sabe muito bem o que eu respondi por lá.

    Ricardo, leia "O Livro negro do comunismo". Existem muitas fontes a respeito, mas, para resumir, te indico somente esta, até porque você resolveu ignorar as muitas fontes que eu coloquei entre parênteses aí em cima. Ou então continue ignorando-as e faça de conta que eu inventei tudo isso, que tudo isso é delírio de um fanático religioso. A escolha é sua, afinal você é um homem livre.

    ResponderExcluir
  17. Lineu, olha só o que Lênin, um dos líderes da revolução comunista da antiga União Soviética, disse ao final de sua vida, pedindo perdão a Deus, ao mundo por todos os seus erros :
    "Cometi um grande erro. A sensação de viver perdido num oceano de sangue derramado por inumeráveis vítimas, persegue-me. Mas já não podemos voltar atrás. Para salvar a Rússia tínhamos precisado de homens como São Francisco de Assis. Dez homens como ele e ter-la-íamos salvo". ( Prof. Mobius. Bildpost und Pilger )

    Sinoviev, presidente da Internacional Comunista e colaborador de Lênin, exclamou antes de morrer: "Escuta, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Deus". (R.Wurmbrand, Antwort auf Moskaus Bibel. Seewis, 1984. pág. 47)

    Mao Tsé Tung, dirigente comunista da China, declarou em 1971 a um jornalista britânico: "Em breve vou comparecer diante de Deus".

    Interessante ...

    ResponderExcluir
  18. Desconheço essas citações, se forem verídicas são realmente interessantes sob o ponto de vista histórico mas nada provam a não ser, talvez, que o desespero da proximidade da morte faz as pessoas se aproximarem da fé, o que é compreensível, mesmo no caso de pessoas como as citadas. As religiões vendem consolo e esperança, é muito melhor pensar que haverá outra vida (2a chance...) ou que há um deus zelando por você do que encarar a dura realidade: estamos sós, somos frutos do acaso e quando morrer... acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil falar, quero ver se fosse você no lugar dele

      Excluir
  19. A verdade nunca é triste ou feliz, ela é apenas verdadeira.

    ResponderExcluir
  20. E quem disse que esta é a verdade ?
    Somos fruto do acaso ... e que acaso inteligentíssimo !!! Bato palmas para ele: CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP !!!!! Me apresenta ele, Lineu ? Queria muito conhecê-lo e peguntar à ele como consegue ser tão preciso em suas leis, sua harmonia, como conseguiu criar a gravidade, as leis precisas da física, as fitas de DNA dos seres vivos ! Puxa, esse cara deve ser o máximo !! Sr. Acaso... PARABÉNS !! Sou seu fã !!!

    ResponderExcluir
  21. É uma idéia difícil de aceitar, concordo... muito mais plausível é que tudo tenha sido criado por um velhinho de barba branca, em 6 dias, descansando no sétimo, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  22. Lineu, esse velhinho de barba branca que você insiste tanto em citar, é uma imagem popular. Deus não é um velhimho de barba branca, a bíblia jamais afirmou isso, pelo contrário, a bíblia diz que Deus é espírito e um espírito não tem forma; mas, Deus falou ao homem através de Jesus Cristo, e por isso as pessoas talvez tenham associado as coisas. Mas mesmo assim é muuuuuuuuuuuuuuito mais plausível do que toda essa organização e esse projeto espetacular terem saido do acaso cego, de um nada.
    Como o acaso (o que seria isso ?) faria seres mais inteligentes e mais perfeitos do que ele ? todo efeito é fruto de uma causa primeira; não existe um efeito sem causa.
    E quanto à idade da Terra, eu já te expliquei que, para mim, tanto faz ter seis mil ou cinco bilhões, o fato é que foi criada por uma inteligência infinita. Pergunta pro Einstein.

    Segunda via de São Tomás de Aquino :
    Causa primeira: decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita.

    ResponderExcluir
  23. Ufa, parece que finalmente vejo as luzes da evolução iluminarem as idéias do amigo debatedor... já admite que a terra pode ter bilhões de anos e que o ser mágico não é um velhinho de barbas brancas. Mas isso me deixa confuso, como assim? Livros, igrejas, quadros, todos mostram o tal velhinho, inclusive no trono. E o seu livro mágico afirma, com todas as letras, que ele nos fez à sua imagem e semelhança, mas se le não tem forma... seremos nós disformes então? Na verdade, Fernando, nossa diferença é que eu acredito no que vejo, no que se prova e comprova e você acredita em qualquer tolice absurda que esteja escrita no seu livro mágico, mesmo que sem sentido.

    ResponderExcluir
  24. Sobre São Tomás de Aquino: a causa sabe-se, chama-se Big Bang seguido da evolução, o que não se sabe é a origem da causa, a ciência ainda não chegou lá. O que, aliás, não é nenhum demérito mas um incentivo e um desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a teoria do Big Bang que foi criada por um padre "inimigo da ciência"? LOL. Ou também, sabia quantos grandes cientistas eram cristãos? A igreja é inimiga da ciência, ou é sua fé cega no ateísmo que lhe faz pensar assim?

      Excluir
  25. Lineuzinho, meu amigo ... quando a bíblia diz que somos imagem e semelhamça de Deus, ela quer dizer que somos imagem justamente por que Deus não tem forma, então, logicamente somos a imagem dele. E por que a semelhança ? Porque temos intelecto, temos vontade própria. Observemos o que ocorre em nós: nosso eu é dotado de intelecto (mediante o qual somos chamados a conhecer a verdade) e de vontade (mediante a qual queremos e amamos a verdade, que é um bem).¹ Conhecemos verdades parciais e amamos, com a nossa vontade, cada verdade descoberta. Assim nossa vida é uma contínua procura da verdade (mediante a inteligência), que suscita em nós momentos de gozo e deleite (amor).
    O Big Bang é um efeito que foi produzido por uma causa, e essa causa É Deus infinito (sem princípio nem fim). Sem essa causa primeira, sem princípio nem fim, não se explica a origem de todo o mundo material. Você não vai querer que, da explosão de uma biblioteca, surja um dicionário organizado em ordem alfabética, vai? Ou, ao arremessar um copo contra a parade, você não vai querer que estes estilhaços se organizem, maravilhosamente, em bolas de gude, pesos de papel, tubos de ensaio, etc., vai ?

    Lineu, não há nada demais em se retratar Deus com aparência humana, essa é a graça da arte.
    Esse Deus maravilhoso que produziu o Big Bang assumiu a condição humana em Jesus Cristo (você é livre para acreditar ou não), daí a barba e outras coisas mais. Eu acho até muito legal esse tipo de arte.

    Lineu, é tudo questão de estudar e conhecer a religião sem preconceitos, sem ateísmos radicais. Do contrário, você vai ficar divagando sobre coisas que não conhece, e aí, como já disse alguém por aqui, é pregação, e, acrescento eu: pregação atéia.

    ResponderExcluir
  26. Mais progressos, voce já está admitindo que houve o big bang, mas que foi causado pelo seu deus. Observe que partindo desse princípio voce estaria liberado para parar com tolices e aceitar logo a evolução, já comprovada pela ciência séria. Afinal, teria sido obra do seu deus... e em seguida voce poderia finalmente aceitar que o livro sagrado conta historias e lendas que não devem sempre ser lidas de forma literal, sob o preço de soar primitivo ante as evidencias que o contradizem.

    ResponderExcluir
  27. Nada disso, Lineu. Vou te explicar pela enésima vez (não tem problema): A Igreja católica aceitou a evolução. João Paulo II disse isso em vida. Não há problema nenhum, é um dos métodos adotados por Deus. O que ela não aceita é a evolução pela evolução, uma biblioteca explodindo e formando um dicionário organizado por si mesmo, ou um copo se espatifando e formando bolas de gude e tubos de ensaio por si mesmo.
    Quem disse que eu não aceito o Big Bang ?!? É claro que aceito, é compatível com a minha fé. É só ler a Bíblia, no livro de Gênesis.
    A Igreja, antigamente, não aceitava era a teoria do universo infinito (sem começo e nem fim), pois este seria um "deus". Quando foi descoberto o Big Bang, a Igreja se alegrou porque tal teoria se compatibilizava com a bíblia, ou seja, o universo teve um começo, um princípio, e terá um fim, exatamente como descreve a Bíblia.
    Lineu, a Bíblia não é um livro primitivo, muito pelo contrário, a ciência ainda está engatinhando perto dela (vide o Big Bang).
    O Vaticano possui uma bancada de cientistas (crentes e ateus) a seu serviço, você sabia ? Agora já sabe. Ninguém deu mais suporte à ciência, no passado, do que a Igreja Católica; e dá ainda hoje.

    Quando eu digo que concordo com a teoria dos seis mil anos da Terra, é porque eu acho interessante o que eles falam sobre os testes que não são feitos por radiometria e que os evolucionistas nem sequer tocam no assunto... só isso.

    obs: A Igreja condena fanatismos tanto evolucionistas quanto criacionistas; por essas e outras é que eu a admiro cada vez mais.

    ResponderExcluir
  28. Não sei se fico feliz pelos sinais de evolução de suas crenças ou se rio com a total falta de coerência de suas opiniões.
    Agora você acredita no big bang e na evolução, veja só...
    Esse exemplo da explosão que gera uma biblioteca é pueril. A evolução não se deu assim, foram 4,5 bilhões de anos de um longo e lento processo.
    Leia "O Maior espetáculo da Terra", de Dawkins, e você vai entender como tudo aconteceu.
    Se você aceita o big bang, meio caminho andado... você acha que foi deus (o da sua religião, claro) que fez o big bang e eu respondo que não sei como ele foi gerado mas que a ciência um dia talvez decifre esse mistério.

    ResponderExcluir
  29. Lineu disse : "Esse exemplo da explosão que gera uma biblioteca é pueril. A evolução não se deu assim, foram 4,5 bilhões de anos de um longo e lento processo."

    Eu não afirmei que o processo foi rápido, o que eu quis dizer foi que, rápido ou lento, houve uma causa inteligente para que, lá na frente, tudo se harmonizasse, tudo fosse se encaixando com maravilhosa perfeição. E um acaso cego (seja lá o que isso signifique) não é capaz de criar absolutamente nada.
    Como já disse, o Big Bang é um efeito que pressupõe uma causa, e mesmo que os cientistas venham a descobrir essa causa, esta terá se tornado, automaticamente, um efeito que pedirá outra causa, e outra , e outra, e mais outra, infinitamente. Somente uma inteligência, sem princípio e nem fim, pode explicar todas as coisas criadas.
    A revista Newsweek, edição de 27/07/1998, pp.42-48 apresentou no artigo intitulado "Science Finds God", o testemunho de vários cientistas contemporâneos que, através de suas próprias pesquisas, chegaram à conclusão de que a ordem existente no universo não se explica sem a presença de uma Inteligência Suprema.
    De acordo com um inquérito realizado em 1997, 40% dos cientistas norte-americanos acreditam num Deus pessoal, isto é, num ser supremo dotado de Inteligência Perfeitíssima e de Vontade, e não em um poder misterioso e inconsciente.
    vale a pena confrontar tais afirmações, ocorrentes em nossa época, com as de séculos passados. A partir do século XVII a ciência parecia afugentar Deus e a fé; Deus só ocuparia os recantos do universo ainda não penetrados pela ciência. No século XVIII o astrônomo Pierre Laplace explorou o cosmos como um mecanismo auto-suficiente; a respeito de Deus declarou ao Imperador Napoleão: "Não precisa dessa hipótese". O mesmo foi dito no século passado por Charles Darwin ao elaborar a teoria da evolução mecanicista.
    Atualmente, fé e ciência estão em diálogo fecundo. É de notar que a Pontifícia Academia de Ciências do vaticano tem entre os seus membros um certo número de cientistas não-católicos.
    Repito aqui o que já disse a você,Lineu, sobre a reportagem da revista veja de 29 de abril de 1992 (págs 60 a 66):

    -"...tornou-se familiar para eles (os cientistas), como sempre foi familiar para os religiosos, pensar no cosmos com algo que teve um início bem determinado. Mas isso nunca havia sido provado."

    -"...o Gênesis (livro da bíblia), que alguns estudiosos dizem ser uma 'adptação poética de mitos babilônicos', fala de um princípio, um instante em que Deus cria a Terra e os céus e separa a luz das trevas. As mais modernas teorias sobre o Big Bang também estabelecem um início e um momento de separação entre a luz e a treva".

    -"...Não explicam (os cientistas), no entanto, porque a matéria se condensou em estrelas, planetas, luas e asteróides ao invés de se estilhaçar em fragmentos desconexos pelo espaço vazio".

    Lineu, você disse : "...você acha que foi deus (o da sua religião, claro) que fez o Big Bang..."

    Deus é um só, e se revelou ao homem através de Jesus Cristo; este deixou sua Igreja no mundo e prometeu estar com ela todos os dias. Bom, é só dar uma pesquisada na história da Igreja e ver por quantas coisas ela passou (externa e internamente) e venceu. Depois olhe para a repercussão que teve Jesus Cristo (antes e depois Dele).
    Os homens inventam religiões, mas isso não é motivo para não acreditar em Deus. Jesus fundou uma só Igreja. Mas não quero me estender nesse assunto porque senão você vai começar a dizer que o meu deus é melhor do que o deus do outro, etc.
    Mas se você me permitir, em outro espaço... quem sabe ?

    ResponderExcluir
  30. fernando! você que é o balaustre de deus aqui, você que é filho legítimo de deus, por quê não propõe ao seu papai celestial o fim de todo esse sofrimento? olha! não sei para os outros ateus, mas pra mim, bastava o seu papai do céu marcar uma entrevista coletiva com a CNN ao vivo, mas que sua descida do céu também fosse transmitida ao vivo, por quê ele não aparece para todos? em 2011? se ele aparecia pra assassinos cruéis, como moisés e os outros profetas? o quê custava dar uma aparecidinha pra um monte ateus? eu não sou assassino! ele não é onipotente???? então! uma apariçãozinha é fichinha, ou esqueça a CNN, fala pro seu papai celestial, que quer salvar todos os ateus, pra usar você diante do lago do ibirapuera e quando você tocar o cajado no lago ele irá se abrir em dois,moisés o assassino foi usado, deus também vai te usar,e claro, euzinho irei passar no meio do lago sem sujar os tênis no barro, se ele é onipotente isso é fichinha não??. fernando, não sei para os outros ateus, mas pra mim vale isso aqui também! fala pro seu papai celestial, pra usar você, e quando você tocar num amputado, o quê foi amputado nascerá de novo, novinho em folha, tipo assim, se o amputado não tiver mais uma mão, nascerá uma mão nova, se o amputado não tiver um pé, nascerá outro pé, entendeu? acho que pra uma pessoa onipotente isso é fichinha, olha só assim eu poderei me converter novamente, por quê esses textos eternos, que você cita deus como um fenômeno, enche o saco, pelo menos eu, tô de saco cheio de teorias, gostaria de ver a prática agora em 2011! chega de relatar coisas que aconteceram a séculos atrás, há pra te lembrar, o filhinho dele, ou ele mesmo, disse, que quem seguisse ele, faria coisas ainda maiores do quê as que ele fez! então, vou ficar esperando a entrevista coletiva de deus com a CNN, ou o lago do ibirapuera aberto ao meio, ou os amputados ganharem seus respectivos órgãos amputados. vamos trabalhar fernando, chega de teorias milenares.

    ResponderExcluir
  31. fernando! esqueci de dizer no outro comentário meu, por misericórdia, não me venha falar de aparições de santos e santas aqui e acola, como prova de milagres, pra mim essas aparições não surtem efeito, o quê eu quero ver, ao vivo e a cores, é tipo assim, um papa que anda em cima do mar mediterrâneo, é tipo assim, uma entrevista coletiva com o próprio deus, ou pode ser com o espírito santo, já pensou fernando no ibope, se os três viessem pra entrevista, sim os três, pai filho, e espírito santo, ia ser demais, ual!!!! deus poderia trazer uma foto, do céu, ia ser demais. pronto simples assim acabaria toda essa arda luta dos cristãos.

    ResponderExcluir
  32. fernando! tanto bla,bla,bla,bla, pra defender um deus assassino, que pena que você é como eu, perante ele, pois duvido que segues a risca os preceitos bíblicos, que vou escrever. LEVÍTICO CAPÍTULO 15 VERSÍCULO 24 ""um homem, que fizer sexo com uma mulher menstruada será imundo por 7 dias."" LEVÍTICO CAPÍTULO 18 VERSÍCULO 19 "" e não te chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez,NEM MESMO OLHE PARA UMA MULHER MENSTRUADA."" fernando querido! duvido que você e os infelizes dos padres gays, e héteros, respeitem esse preceito bíblico nos dias de hoje!! como você e eles, saberão distinguir qual mulher está menstruada, pra nem mesmo olhar para uma mulher menstruada! ""pecadores"" fernando! olha oquê o livro que defendes pede para que seja feito, pelo que vejo, essa passagem bíblica é totalmente esquecida, LEVÍTICO CAPÍTULO 20 VERSÍCULO 18 "" se um homem fizer sexo com uma mulher menstruada, ambos serão extirpados do meio do seu povo."" fernando! agora ficou mais difícil seguir esse preceito bíblico. nos dias de hoje, como você irá distinguir uma mulher menstruada?? cuidado no metrô, no trem, no ônibus, no avião, enfim em qualquer aglomeração de seres humanos!! você estará correndo um sério risco de perder sua coroa cravejada de diamantes, por bobeira! vamos lá! EZEQUIEL CAPÍTULO 18 VERSÍCULO 5 - 6 "" um homem JUSTO nunca se aproxima de uma mulher menstruada."" viu fernando como seu deus é machista! coitada da sua filha! não tem uma passagem bíblica onde deus condene uma mulher, por se aproximar de homens ponheteiros!!! viva as lésbicas, que cospem todos os dias na bíblia!!!

    ResponderExcluir
  33. Amigo Robson... você está precisando de ajuda urgentemente. Estou falando sério, sem ironias.

    Se o organismo bota esse sangue para fora, é porque ele não presta, não é bom, certo ? A linguagem extremada daquele tempo visava o respeito que o homem tinha que ter para com a mulher nesse estado, então, o exagero era justamente para que houvesse total respeito; o "não olhar" era para aquele que sabia (no caso o marido). Quem disse a você que eu não sigo esse preceito ? Você me conhece ? Acha impossível alguém ser higiênico ? Se você acha legal ter relacionamento sexual com uma mulher cujo organismo está expelindo algo que não presta para ele... vá em frente, cada cabeça uma sentença.

    "...viva as lésbicas, que cospem todos os dias na bìblia !!!". Pelo seu tom, Robson, se você fosse um daqueles presidentes de países ateus comunistas, certamente iria aniquilar todos os religiosos, iria queimar bíblias em praça pública, fechar igrejas, e outras coisas mais.

    Robson, vê se se cuida...

    ResponderExcluir
  34. por acaso! eu acredito em cobra que fala com eva? por acaso! eu acredito em jumenta que fala com balaão? por acaso eu acredito em mulher ficar grávida sem sexo? por acaso eu acredito num deus, que ao mesmo tempo é três? por falar nisso fernando! qual o nome próprio do espírito santo? por que deus se chama jeova! o filhinho dele jesus cristo, e o terceiro nessa trindade? por acaso! eu acredito que um deus dono do ouro e da prata, precisa dos meus míseros reais? por acaso! eu aceito com a maior naturalidade, que o fundador do cristianismo não tinha onde repousar a cabeça, e o seu sucessor viva na maior pompa e circunstância? e sou eu que preciso de ajuda??? fernando já disse em outro comentário, volto a dizer, pode ficar tranquilo, se eu for autoridade algum dia, não irei matar e nem aniquilar nenhum cristão, não vou acabar com as vantagens materiais que tem no focolare, pois a casa perto do ibirapuera que fui, era só luxo, tudo do bom e do melhor. no livro de ezequiel, não fala em marido, fala em homem justo, pois na época todos sabiam qual mulher estava menstruada, não sei se você sabe, não tinha tampax, sempre livre, modes etc e tal, fernando! você segue esse preceito bíblico? PROVÉRBIOS CAPÍTULO 6 VERSÍCULOS 24 - 26 " assim diz deus, afaste-se das mulheres estranhas e da sua língua" cuidado quando for viajar pra outros países! fernando! quem diria! seu deus que inventou o churrasco, GÊNESIS CAPÍTULO 8 VERSÍCULO 21 " o senhor jeová sentiu o agradável cheiro dos animais sacrificados " fernando, na bíblia diz se seu deus gostava de animais bem passados ou mal passados???? fernando! não sei se você esqueceu, eu sou GAY absolutamente sem arrependimento, então! me mandar transar com uma mulher menstruada e ir em frente com isso, não faz sentido,no meu caso.

    ResponderExcluir
  35. ué fernando! cadê o lago do ibirapuera aberto ao meio??????????? cadê a entrevista coletiva com deus???? ( pode ser com o espírito santo - que não tem nome próprio )cadê um amputado curado??????? você esqueceu da promessa dele??? MARCOS CAPÍTULO 11 VERSÍCULO 24 " por isso vos digo, tudo quanto pedirdes em oração, creiam que já o receberam, e ele será seu. " será fernando, que você é como todos que cruzaram meu caminho? são muitos eruditos e sábios na teoria, mas na pratica!!!!!

    ResponderExcluir
  36. Só uma observação: a bíblia não fala nada sobre a "santissima" trindade nem sobre espirito santo, nem uma unica palavrinha, isso é pura invenção dos homens, mais uma sem sentido algum.

    ResponderExcluir
  37. lineu! obrigado pela correção! é que quando fui evangélico, um pastor que falava com a língua presa, fez com que eu e outra amiga minha da época ri-se dele, então ele disse que eu e ela não teríamos perdão, nessa vida, por que tínhamos acabados de rir do espírito santo, na época nem dormi com medo.

    ResponderExcluir
  38. Lineu, você disse : "a bíblia não fala nada sobre a "santissima" trindade nem sobre espirito santo, nem uma unica palavrinha, isso é pura invenção dos homens, mais uma sem sentido algum."

    Lineu, você não tem conhecimento algum do objeto ao qual você critica. Como é que você diz uma barbaridade dessas ?? E o Robson, que já foi evangélico (tenho lá minhas dúvidas !!), aceita numa boa !

    Vamos à Bíblia :

    Mt 28, 18-20 ( Evangelho de São Mateus, capítulo 28, versículos de 18 ao 20 ):

    _ "JESUS, APROXIMANDO-SE DELES, FALOU : 'TODO PODER FOI-ME DADO NO CÉU E SOBRE A TERRA. IDE, PORTANTO, E FAZEI QUE TODAS AS NAÇÕES SE TORNEM DISCÍPULOS, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO E ENSINANDO-AS A OBSERVAR TUDO QUANTO VOS ORDENEI. E EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS.' "

    Lc 10,21 ( Evangelho de São Lucas, capítulo 10, versículo 21 ):

    - "... NAQUELE MOMENTO, ELE (Jesus) EXULTOU DE ALEGRIA SOB A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO E DISSE:'EU TE LOUVO Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, PORQUE OCULTASTES ESSAS COISAS AOS SÁBIOS E ENTENDIDOS, E AS REVELASTE AOS PEQUENINOS. SIM, Ó PAI, PORQUE ASSIM FOI DO TEU AGRADO.' "

    Jo 14, 15-17 ( Evangelho de São João, capítulo 14, versículos 15 a 17 ):

    - "SE ME AMAIS, OBSERVAREIS MEUS MANDAMENTOS, E ROGAREI AO PAI E ELE VOS DARÁ OUTRO PARÁCLITO, PARA QUE CONVOSCO PERMANEÇA PARA SEMPRE, O ESPÍRITO DA VERDADE..."

    Jo 14, 24-26 ( Evangelho de São João, capítulo 14, versículos de 24 a 26 ):

    - "QUEM NÃO ME AMA NÃO GUARDA MIMHAS PALAVRAS; E MINHA PALAVRA NÃO É MINHA, MAS DO PAI QUE ME ENVIOU. ESSAS COISAS VOS DISSE ESTANDO ENTRE VÓS. MAS O PARÁCLITO, O ESPÍRITO SANTO QUE O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME, VOS ENSINARÁ TUDO E VOS RECORDARÁ TUDO O QUE VOS DISSE."

    Jo 16, 7 ( Evangelho de São João, capítulo 16, versículo 7 ):

    - "...NO ENTANTO, EU VOS DIGO A VERDADE: É DE VOSSO INTERESSE QUE EU PARTA, POIS, SE NÃO FOR, O PARÁCLITO NÃO VIRÁ A VÓS. MAS SE FOR, ENVIÁ-LO-EI A VÓS".

    Jo 16, 12-15 ( Evangelho de São João, capítulo 16, versículo 12 ao 15 ):

    - "TENHO AINDA MUITO O QUE VOS DIZER, MAS NÃO PODEIS AGORA SUPORTAR. QUANDO VIER O ESPÍRITO DA VERDADE, ELE VOS GUIARÁ NA VERDADE PLENA, POIS NÃO FALARÁ DE SI MESMO, MAS DIRÁ TUDO O QUE TIVER OUVIDO E VOS ANUNCIARÁ AS COISAS FUTURAS. ELE ME GLORIFICARÁ PORQUE RECEBERÁ DO QUE É MEU E VOS ANUNCIARÁ.
    TUDO O QUE O PAI TEM É MEU. POR ISSO VOS DISSE: ELE RECEBERÁ DO QUE É MEU E VOS ANUNCIARÁ.

    Jo 20, 22 ( Evangelho de São João, capítulo 20, versículo 22 ):

    - "COMO O PAI ME ENVIOU, EU TAMBÉM VOS ENVIO. DIZENDO ISSO, SOPROU SOBRE ELES E LHES DISSE : RECEBEI O ESPÍRITO SANTO.
    AQUELES A QUEM PERDOARDES OS PECADOS SER-LHES-ÃO PERDOADOS; AQUELES AOS QUAIS RETIVERDES SER-LHES-ÃO RETIDOS".

    At 1, 16 ( Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículo 16 ):

    - "IRMÃOS, ERA PRECISO QUE SE CUMPRISSE A ESCRITURA EM QUE, POR BOCA DE DAVI, O ESPÍRITO SANTO HAVIA DE ANTEMÃO FALADO ..."

    At 2, 3-4 ( Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículo 3 ao 4 ):

    - " APARECERAM-LHES, ENTÃO, LÍNGUAS COMO DE FOGO, QUE SE REPARTIAM E QUE POUSARAM SOBRE CADA UM DELES. E TODOS FICARAM REPLETOS DO ESPÍRITO SANTO E COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, CONFORME O ESPÍRITO LHES CONCEDIA SE EXPRIMIREM.

    Existem outras dezenas de passagens que eu poderia colocar aqui, mas bastam estas para que veja o quanto é absurda a sua afirmação. Disseram isso para você dentro do espiritismo, não foi, Lineu ?

    Robson, realmente o mais importante é praticar do que teorizar. Sou um ser humano e falho como qualquer um, mas tenho me empenhado em tentar praticar; as vezes não consigo (isto é humano), mas procuro me consertar e errar o menos possível.
    Leia a vida dos santos e você verá que eles foram heróis na prática dos ensinamentos de Jesus e no amor pela Igreja. Leia, Robson.
    A vida deles é prova concreta de que é possível seguir Jesus na prática.

    ResponderExcluir
  39. Fernando, você perdeu todo esse tempo pesquisando no seu livrinho mágico e apenas conseguiu provar o que eu disse.
    Não há no seu livrinho uma única menção sobre essa bobagem sem fim de dizer que são 3 em 1 e 1 em 3... essa coisa tola de dizer que pai, filho e o tal espírito santo são uma só divindade.
    Mostre no livrinho onde isso está escrito, por favor.
    (preciso me corrigir em um detalhe, é claro que o livrinho mágico usa a expressão "espírito santo" muitas vezes, meu ponto é que a tal "santissima trindade" não está lá... e não está mesmo, basta ver que em seus exemplos isso não aparece nenhuma vez)

    ResponderExcluir
  40. Lineu, você afirmou com todas as letras que "a Bíblia não fala nada sobre Santíssima Trindade e nem sobre Espírito Santo, nem uma ÙNICA palavrinha ..."

    Sobre este último você errou feio, pois já te mostrei algumas passagens. Isso prova que você fala daquilo que não conhece (na grande maioria das vezes). Vocês ateus... são incorrigíveis. Desculpe, mas eu vou ter que me alongar um pouco, Lineu, você me obriga a isso.

    Sobre o Termo 'Santíssima Trindade', você está parecendo aqueles caras com a Bíblia debaixo do braço querendo que esteja tudo escrito, tim-tim por tim-tim, sem que possamos usar nossa inteligência, que Deus nos deu, para enxergarmos o que está nas entrelinhas.
    Então vejamos :

    Só esta passagem bastaria : "Todo poder foi-me dado no céu e sobre a Terra. Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO ..." ( MATEUS 28, 19-20 )

    Por que Ele não disse apenas : "...batizando-as em nome de Deus ?
    O Pai é Santo, O Filho é Santo e o Espírito Santo, como o próprio nome já diz, é Santo também. Está aí a fórmula perfeita da Santíssima Trindade.
    Visto que o povo de Israel estava cercado de nações pagãs politeístas, a lei de Moisés e os profetas insistiram sobre a unicidade de Deus; não havia como revelar à Israel toda a riqueza da vida de Deus, que, sem perder a sua unidade, se afirma três vezes como Pai, Filho e Espírito Santo respectivamente. Mas não podemos deixar de observar a tendência dos autores do Antigo Testamento a conceber como pessoas ou a personificar certos atributos de Deus; é o que se dá especialmente em relação à Sabedoria, à Palavra e ao Espírito de Deus.
    Por exemplo : A sabedoria como tal é um atributo de Deus e do homem. Todavia nos livros sapienciais ela foi sendo concebida como pessoa; assim em Jó 28, 1-28 ; Baruc 3, 4-4,4 ; Provérbios 8, 12-36; Eclesiástico 24, 3-34 ; Sabedoria 7, 22-26.

    A sabedoria "sai da boca do altíssimo e, como a neblina, cobre a terra..., reina sobre todos os povos e nações" (Eclo 24, 3-6). Só Deus sabe onde ela habita; só Deus conhece o caminho que leva à ela (cf. Jó 28, 23). Desde a eternidade ela foi estabelecida; antes das montanhas e dos mares, foi gerada; assistia a Deus, como mestre de obra, na criação do mundo; todo tempo ela brincava na presença de Deus e se alegrava com os homens ( cf. pr 8, 22-31 ). Ela apareceu sobre a terra e no meio dos homens conviveu (cf. Br 3, 38). É UM ESPÍRITO INTELIGENTE, SANTO, IMACULADO, AMIGO DO BEM, TODO PODEROSO...É UM REFLEXO DA LUZ ETERNA, UM ESPELHO NÍTIDO DA ATIVIDADE DE DEUS, A IMAGEM DA SUA BONDADE ( Sb 7, 22-26 ).

    Embora estes textos insinuem ser a sabedoria uma pessoa distinta de Deus, sabemos que a mentalidade judaica não os podia entender senão como figuras literárias, que personificavam poéticamente um atributo de Deus. No Novo Testamento, porém, São Paulo alude a esses textos e identifica a sabedoria com a segunda pessoa da Santíssima Trindade ou o Cristo Jesus:

    1Cor 1,24 : "CRISTO É O PODER E A SABEDORIA DE DEUS" ;

    Hebreus 1,3: "CRISTO É O RESPLENDOR DA GLÓRIA DE DEUS E A IMAGEM DA SUA SUBSTÂNCIA; SUSTENTA TODAS AS COISAS PELA SUA PALAVRA PODEROSA".

    Continua ...

    ResponderExcluir
  41. Colossenses1,15-16 : "ELE É A IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL, O PRIMOGÊNITO DE TODA CRIATURA, PORQUE NELE FORAM CRIADAS TODAS AS COISAS, NOS CÉUS E NA TERRA, AS VISÍVEIS E AS INVISÍVEIS.

    Colossenses 2,9 : "...POIS NELE HABITA CORPORALMENTE TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE..."

    O Apóstolo Paulo, ilustrado pela revelação cristã, releu os textos do antigo testamento de modo a descobrir neles uma alusão à segunda pessoa da Santíssima Trindade.

    João 14, 1.6-10 : “CESSE DE PERTURBAR-SE O VOSSO CORAÇÃO ! CREDES EM DEUS, CREDES TAMBÉM EM MIM... EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGÉM VEM AO PAI A NÃO SER POR MIM. SE ME CONHECEIS, TAMBÉM CONHECEREIS MEU PAI. DESDE AGORA O CONHECEIS E O VISTES.
    FILIPE LHE DIZ : ‘SENHOR, MOSTRA-NOS O PAI E ISSO NOS BASTA!’
    DIZ-LHE JESUS : ‘HÁ TANTO TEMPO ESTOU CONVOSCO E TU NÃO ME CONHECES, FILIPE ? QUEM ME VÊ, VÊ O PAI. COMO PODES DIZER : MOSTRA-NOS O PAI ? NÃO CRÊS QUE EU ESTOU NO PAI E O PAI ESTÁ EM MIM ?”

    Em João 10, 30-33, Jesus afirma : “ EU E O PAI SOMOS UM.”
    OS JUDEUS, OUTRA VEZ, APANHARAM PEDRAS PARA APEDREJÁ-LO. JESUS ENTÃO, LHES DISSE: ‘EU VOS MOSTREI INÚMERAS BOAS OBRAS, VINDO DO PAI, POR QUAL DELAS QUEREIS LAPIDAR-ME’ ? OS JUDEUS LHE RESPONDERAM : ‘NÃO TE LAPIDAMOS POR CAUSA DE UMA BOA OBRA, MAS POR BLASFÊMIA, PORQUE, SENDO APENAS HOMEM, TU TE FAZES DEUS’”.

    FILIPENSES 2, 5-8 : “ TENDE EM VÓS O MESMO SENTIMENTO DE CRISTO JESUS : ELE NÃO CONSIDEROU SUA IGUALDADE COM DEUS COMO ALGO A SE APEGAR CIOSAMENTE, MAS SE DESPOJOU, TOMANDO A FORMA DE ESCRAVO.
    TORNANDO-SE SEMELHANTE AOS HOMENS E RECONHECIDO EM SEU ASPECTO COMO UM HOMEM, ABAIXOU-SE, TORNANDO-SE OBEDIENTE ATÉ A MORTE, E MORTE DE CRUZ.”

    João 1, 1-3.10.14. : “NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS. NO PRINCÍPIO, ELE ESTAVA COM DEUS. TUDO FOI FEITO POR MEIO DELE E SEM ELE NADA FOI FEITO ...
    ELE ESTAVA NO MUNDO E O MUNDO FOI FEITO POR MEIO DELE, MAS O MUNDO NÃO O RECONHECEU ...
    E O VERBO SE FEZ CARNE, E HABITOU ENTRE NÓS, E NÓS VIMOS A SUA GLÓRIA, GLÓRIA QUE ELE TEM JUNTO AO PAI COMO FILHO ÚNICO, CHEIO DE GRAÇA E DE VERDADE ...
    NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS : O FILHO UNIGÊNITO, QUE ESTÁ NO SEIO DO PAI, ESTE O DEU A CONHECER”.

    O verbo ou a palavra (dabar ), para os semitas, tinha mais importância do que para nós. Atribuiam-lhe eficácia própria, que durava para além do momento em que fora proferida. Assim a Palavra de Deus é tida como criadora: cf Gn 1,3.9.11.14s.20.24 : “Deus disse ... E assim se fez”. Ver também Sl 32,6; 147,4 ; Sb 9,1.
    A eficácia atribuída à Palavra de Deus explica tenha sido ela concebida como PESSOA AO LADO DO PRÓPRIO DEUS; assim, por exemplo, nos seguintes textos :

    Isaías 55,16 : “Como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam sem ter regado a terra ... tal ocorre com a palavra da minha boca; ela não torna a mim sem fruto; antes, ela cumpre a minha vontade e assegura o êxito da missão para a qual a enviei”.

    Sabedoria 18, 14s: “Quando um silêncio envolvia todas as coisas e a noite mediava o seu rápido percurso, tua palavra onipotente precipitou-se do trono real dos céus”.

    ResponderExcluir
  42. Sabedoria 16,12 : “Não nos curou nem erva nem ungüento, mas a tua palavra, Senhor, que a tudo cura”.

    Nesses textos não há, segundo os judeus que os escreveram, senão personificação poética ou figura literária. Todavia o apóstolo São João desenvolveu a concepção judaica, apresentando a segunda pessoa da Santíssima Trindade como Palavra ( Logos, em grego ). Cf. Jo 1, 1.14: “NO PRINCÍPIO EXISTIA O LOGOS, E O LOGOS ESTAVA COM DEUS E O LOGOS ERA DEUS ... E O LOGOS SE FEZ CARNE, E HABITOU ENTRE NÓS, E VIMOS A SUA GLÓRIA, COMO A GLÓRIA DO UNIGÊNITO DO PAI”.

    O ESPÍRITO DE DEUS - O termo hebraico ‘ruach’ ( em latim, spiritus, espírito ) significa “vento, brisa silenciosa, tempestade ...” Está associado à idéia de vida. Em conseqüência as intervenções de Deus em favor do seu povo na história são atribuídas à ‘ruach’ ( força vivificante de Deus ). É esta quem transforma os homens, tornando-os capazes de façanhas excepcionais; tenhamos em vista o caso de Sansão ( Jz 13, 23; 14.6 ).

    O Messias prometido pelos profetas seria portador da ‘ruach’: Is 11,1.5; 42, 1-3; 61, 1s; Jl 3, 1-3. essa força vivificante de Deus seria dada a todos os homens: Is 32, 15-20; 44, 3-5. E produziria novas criaturas: Ez 11, 19; 18,31; 36,26 ; 37, 1-10.
    Nota-se também a tendência a personificar o Espírito entre os judeus; cf. Is 63,10; 2Sm 23, 2. Isto, porém, sem ultrapassar os termos de uma figura poética. – O Novo Testamento, mais uma vez, desenvolveu o pensamento judaico, apresentando o Espírito como a terceira pessoa da Santíssima Trindade: Cf. Jo 14,25; 16, 7.13; At 2,1-22.

    Jesus explicitou as noções judaicas, falando abertamente do Pai e do Espírito, que com o Filho constituem um só Deus em três pessoas.
    A Santíssima Trindade aparece em algumas fórmulas marcantes; algumas já mostrei anteriormente :

    MATEUS 28,18s : “... BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO”. Temos aqui a fórmula tal como era aplicada na liturgia do batismo; a preposição ‘e’ intercalada SIGNIFICA A IGUALDADE DE NATUREZA DAS TRÊS PESSOAS DIVINAS.

    MATEUS 3,16 : No batismo de Jesus O Pai se faz ouvir apontando o Filho, e o Espírito Santo se manifesta sob a forma de pomba ( símbolo que, nas literaturas antigas, servia para identificar ). Ver também Mc 1,11; Lc 3,22 ; Jo 1,32.

    2CORÍNTIOS 13,13 : “ A GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS E A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO ESTEJAM COM TODOS VÓS !” . – Nesta fórmula, Deus (Pai) é tido como o amor ( cf. 1Jo 4,15 ). Esse amor tem um sorriso (graça) para os homens, que é o Filho feito homem, manifestação do Pai. Essa graça se comunica a cada homem mediante o Espírito Santo, ao qual, portanto, é atribuída a comunhão.

    ResponderExcluir
  43. GÁLATAS 4,6 : “ PORQUE SOIS FILHOS, ENVIOU DEUS EM NOSSOS CORAÇÕES O ESPÍRITO DO SEU FILHO, QUE CLAMA: ‘ABBÁ, PAI !’ (cf. Rm 8,15 ). – Este texto nos diz que o Espírito Santo nos faz filhos no Filho e, conseqüentemente, com o Filho nos leva a clamar a palavra por excelência : Abbá Pai (Papaizinho, Paizinho ou Papai). Somos assim inseridos na vida trinitária: a consciência deste fato era tão viva para os antigos cristãos que aprendiam a dizer Abbá desde os primeiros dias da sua conversão, ficando essa palavra aramaica, mesmo fora da palestina, como a mais típica da mensagem cristã.

    EFÉSIOS 2,18 : “ POR CRISTO... NUM SÓ ESPÍRITO TEMOS ACESSO AO PAI”. – Neste texto é apresentado o papel de cada uma das pessoas trinitárias na obra de salvação do homem. O Espírito Santo é sempre aquele que nos faz filhos ou aquele que nos atinge em nosso íntimo. Ele nos leva ao Pai ( que é o princípio e o fim ) mediante o Filho ( que é o nosso Pontífice ou Mediador ). “AO PAI PELO FILHO NO ESPÍRITO SANTO” é a fórmula clássica da piedade cristã, geralmente reassumida pela liturgia. Vivemos “no Espírito Santo” ( cf. 1Cor 12,3; Rm 8, 9.11 ), pois é o Espírito que vivifica o Corpo de Cristo que é a Igreja.

    TITO 3, 4-6 : “ QUANDO A BONDADE E O AMOR DE DEUS, NOSSO SALVADOR, SE MANIFESTARAM,... FOMOS LAVADOS PELO PODER REGENERADOR E RENOVADOR DO ESPÍRITO SANTO, QUE ELE RICAMENTE DERRAMOU SOBRE NÓS POR MEIO DE JESUS CRISTO”. - Como se vê mais uma vez, o Pai é o amor, que tem a iniciativa de nos salvar, o Filho é o Pontífice ou Mediador, e o Espírito Santo é a força de Deus que nos recria, fazendo-nos consortes da vida trinitária.

    HEBREUS 2, 3 : “ A SALVAÇÃO COMEÇOU A SER INICIADA PELO SENHOR. DEPOIS FOI-NOS FIELMENTE TRANSMITIDA PELOS QUE A OUVIRAM, TESTEMUNHANDO DEUS JUNTAMENTE COM ELES ... PELOS DONS DO ESPÍRITO SANTO DISTRIBUIDOS SEGUNDO A SUA VONTADE”. - Deus (Pai) é o princípio de toda a salvação; o Filho é a Palavra, que na terra anuncia essa Boa Nova do Pai; O espírito Santo é aquele que em nossos corações explana e interpreta a mensagem.

    TAL É A DOUTRINA DOS ESCRITOS DO NOVO TESTAMENTO

    Vê –se, pois, que não se pode dizer que no Novo Testamento não há declarações trinitárias ou que a doutrina da Santíssima Trindade é alheia aos escritos bíblicos. É certo que tal doutrina se encontra expressa, nos textos citados, de maneira vivencial, sem preocupações especulativas e sistemáticas. Os textos bíblicos enfatizam o significado salvífico das verdades da fé, pois a Bíblia foi escrita como mensagem de salvação; todavia foi redigida em termos suficientemente claros, que a Tradição cristã foi aos poucos desenvolvendo de forma homogênea.

    ResponderExcluir
  44. Verborrágica resposta, conteúdo de sempre.
    Quando interessa, o texto do livrinho mágico foi escrito em linguagem figurada.
    Quando isso não interessar, é para ser lido de forma literal.
    Li essa baboseira toda que você me mandou e repito: não há no seu livrinho uma unica palavra que afirme que o seu ser mágico é um produto 3 em 1. Citar deus, Jesus e o tal espírito santo isso eu sei que seu livrinho faz, eu quero saber é onde ele diz que os 3 são um só, isso meu caro Fernando, com tantas outras coisas, não passa de invencionice da sua igreja.

    ResponderExcluir
  45. Acho que você não leu ou não entendeu, Lineu. O termo 'Santíssima Trindade' é corretíssimo porque tem base bíblica. A Igreja, baseando-se na bíblia e na Tradição apostólica entendeu que o termo era correto.

    "... quero saber onde ele diz que os três são um só..." Diz você.

    Jesus afirma ao apóstolo João que "Ele e O Pai SÃO UM SÓ" e que "quem o vê, vê o Pai".

    Depois da ressurreição, Jesus aparece aos apóstolos e Tomé se dirige a Jesus exclamando: "Meu Senhor e MEU DEUS !"

    Ele acabou de entender que Jesus é Deus assim como O Pai.

    Os judeus pegaram pedras para matar Jesus, pois eles entenderam muito bem que Ele acabara de se proclamar Deus, portanto igual ao Pai.

    Jesus se despede dos apóstolos e afirma que "é bom para eles que ele vá, pois se Ele não for, o Espírito Santo (O Paráclito = advogado) não poderá vir, pois Eles são a mesma pessoa. Jesus diz que o Pai enviará OUTRO PARÁCLITO. Por que 'OUTRO'? Ora, porque Ele, Jesus, é um deles e o outro é O Espírito Santo.



    Na Bíblia, Jesus se declara Deus várias vezes, inclusive foi condenado justamente por isso. Vejamos:

    Jesus foi levado ao sumo sacerdote e interrogado: "Quem és tu ? Diga-nos, de uma vez por todas, se tu és o Messias".
    Jesus respondeu: "Sim eu sou. E em verdade vos digo: vereis o Filho do homem sentado à direita do altíssimo vindo sobre as nuvens dos céu com todo o poder e glória".

    O Sumo Sacerdote gritou : "Vocês ouviram a blasfêmia! Que necessidade temos ainda de testemunhas ? É réu de morte !
    Quando um rei recebia outro rei, era costume colocar um outro trono, ao lado do seu, para indicar que os dois eram reis, que os dois tinham o mesmo poder. Então, Jesus acabara de se proclamar igual a Deus, com o mesmo poder e glória, daí a indignação do sumo sacerdote.

    "ide e pregai EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO ..."

    Mais uma vez te pergunto: Que sentido teria batizar nesses três nomes, se os três não fossem iguais ? Seria melhor dizer somente "Em nome do Pai".

    Essas acusações costumeiras que fazem à Igreja são altamente injustas em 99 % dos casos; pode conferir.

    ResponderExcluir
  46. O de sempre, o que "prova" a veracidade da bíblia é a... bíblia !

    ResponderExcluir
  47. Não estou entrando no mérito da questão: se a bíblia é verdadeira ou não, Lineu. Estou só te mostrando que a acusação de que a Igreja "inventou" a Santíssima Trindade é falsa; só isso.
    Aliás, eu até pensei assim : "Pô, O Lineu agora tá acreditando na Bíblia porque ele disse que o nome "Santíssima Trindade" é pura invenção da Igreja, pois não se encontra na Bíblia. Então, o que está na Bíblia ele considera como verdadeiro... é isso ou entendi errado ?

    O que prova a veracidade da Bíblia é que o messias foi predito no antigo testamento; veio, corroborou as profecias, constituiu 12 apóstolos, fundou a Igreja sobre eles (que já dura dois mil anos), essa Igreja produziu muitos santos exemplares (sinais vivos); Jesus marcou a história dos homens (antes dele / depois dele)

    Jesus Cristo e sua Igreja é que me provam a veracidade da Bíblia.

    ResponderExcluir
  48. Cristão= seguidor de Cristo.

    Onde que este cara é seguidor de Cristo?

    ResponderExcluir
  49. Este cara é um fundamentalista cristão, esse terrorista, ele como centenas que no Brasil vive agredindo, e ateando fogo em centros de umbanda e candomble, no Brasil como na República Centro África, onde Cristãos mataram inúmeras pessoas acusadas de bruxaria e enterram vivas muitas delas, lá existe um grupo armado Cristão, que se chama, exército do Senhor, no qual escravizam crianças, e a justificam como passagens bíblicas, e sem contar com os 2.000 anos de cristianismo e suas barbárie que veio de lá pra cá até hoje.
    No Brasil todo dia tem ditos pastores sendo presos por diversos crimes, chacina, estupro, tráfico e outros, pode se dizer casa isolado mais diário, é só colocar na web pastor ou evangélico preso por... aí vai ver o quanto esses crentinos aprontam nesse país.

    ResponderExcluir
  50. Não adianta discutir com ateus ....é como jogar pérolas aos porcos ...que não sabem o que fazer com elas...Na Biblia está escrito não quer saber a verdade ...vai ser condenado e pronto ...deixa eles ..nosso Deus fez tudo e é ´perfeito e julgará no final dos tempos...só que será tarde para esses que zombam de Deus...Tiveram toda a oportunidade não aceitam paciência ...n]ão vale a pena se desgastar com essa gente... Deus te abençoe Fernando ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o velho e bom Fernando que sempre comentava aqui no blog...ou é um novo Fernando?
      Gostaria de saber antes de responder.
      um abraço,
      que a ciência te proteja.
      Lineu

      Excluir