quarta-feira, 13 de julho de 2011

Igreja Católica da Irlanda ocultou abuso infantil nos anos 1990.


Um relatório patrocinado pelo governo informou nesta quarta-feira que o alto escalão da Igreja Católica na Irlanda continuou a ocultar casos de abuso sexual de crianças por padres mesmo depois de ter introduzido regras para proteger os menores em meados dos anos 1990.

As revelações de casos de estupro e espancamento cometidos por membros de ordens religiosas e por padres no passado afetaram o papel dominante da Igreja Católica na Irlanda.

Entretanto, o mais recente relatório sobre as acusações de abuso sexual na diocese de Cloyne, no condado de Cork, mostra que o clero ainda tentou encobrir as acusações de abuso praticamente até os dias de hoje.

"Este não é o catálogo sobre o fracasso de uma era diferente. Não se trata da Irlanda de 50 anos atrás. Isso é sobre a Irlanda atualmente", disse a ministra para a Infância, Frances Fitzgerald, em entrevista coletiva.

O relatório, que centra seu foco em 19 padres que supostamente abusaram de crianças durante o período que vai de janeiro de 1996 a fevereiro de 2009, lista como a diocese deixou de reportar todas as reclamações sobre abuso sexual à polícia e não registrou nenhuma queixa às autoridades de saúde entre 1996 e 2008.

O bispo anteriormente responsável pela diocese, John Magee, disse falsamente às autoridades que registrava todas as acusações de abuso à polícia, disse o relatório.

Ele renunciou em março do ano passado depois que uma investigação da Igreja ter dito que a sua condução nos casos de acusações de abuso havia exposto as crianças ao risco.

Magee divulgou um pedido de desculpas às vítimas na quarta-feira por não ter denunciado os abusos e afirmou que espera que o relatório "proporcione um novo começo ao qual todos esperávamos em 1996."
====================================

Essa é a igreja católica...observem que este tipo de comportamento é uma constante, padres pedófilos, molestadores e estupradores de crianças tem seus crimes acobertados e são apenas e criminosamente transferidos de uma paróquia para outra. Isso aconteceu na Inglaterra, Irlanda, Boston e em muitos outroos lugares.
Muito cristã essa igreja...

3 comentários:

  1. Não, essa não é a Igreja Católica presente em todos os países do mundo e reconhecida e aprovada pelos seus feitos sociais e espirituais durante dois mil anos no Ocidente.
    Isso aí, na Irlanda, é uma parcela mínima, mas você insiste em generalizar dizendo que "essa é a Igreja Católica". A Igreja não são só os padres e bispos, mas 1 bilhão e duzentas milhões de pessoas em todo o mundo, e eu me incluo aí. Então, ao generalizar, você está ofendendo a todos nós católicos, dizendo que todos somos pedófilos. Não é por aí, Lineu.

    A Igreja Católica é esta aqui :

    O papa Bento XVI na Carta aos católicos na Irlanda com grande humildade e coragem afirma que: “para se recuperar desta dolorosa ferida, a Igreja na Irlanda deve em primeiro lugar reconhecer diante do Senhor e diante dos outros, os graves pecados cometidos contra jovens indefesos. Esta consciência, acompanhada de sincera dor pelo dano causado às vítimas e às suas famílias, deve levar a um esforço concentrado para garantir a proteção dos jovens em relação a semelhantes crimes no futuro”(n 1).

    E aos sacerdotes e religiosos que abusaram dos jovens diz: “deveis responder diante de Deus onipotente, assim como diante de tribunais devidamente constituídos” (n. 7). Por isso se indica uma perspectiva que com toda clareza submete para o futuro estes crimes ao juízo dos tribunais eclesiásticos e civis.”Ao mesmo tempo, a justiça de Deus exige que prestemos contas das nossas ações sem nada esconder. Reconhecei abertamente a vossa culpa, submetei-vos às exigências da justiça, mas não desespereis da misericórdia de Deus” (n.7).

    ResponderExcluir
  2. Uau Fernando, o papa enviou uma carta... e com "grande humildade"...
    Fez muita diferença para a Irlanda e para os jovens ESTUPRADOS, por que abuso infantil é quando esse fato lamentável acontece com grandes instituições, que é o caso da igreja, quando um zé mané qualquer faz isso é ESTUPRO.

    ResponderExcluir
  3. É Ricardo, a Igreja Católica é esta aqui :

    Diz o historiador americano Dr. Thomas Woods :

    "Foi a Igreja quem salvou e moldou a nossa rica civilização Ocidental da qual nos orgulhamos, onde se preza a liberdade, os direitos humanos, o respeito pela mulher e pela pessoa. Sem o trabalho lento e persistente da Igreja durante cerca de dez séculos, após a queda do Império Romano (476) e a ameaça dos bárbaros, o Ocidente não seria o mesmo.
    Foi esta civilização moderna, gerada no bojo do cristianismo que nos deu "o milagre das ciências modernas, a saudável economia de livre mercado, a segurança das leis, a caridade como uma virtude, o esplendor da arte e da música, uma filosofia assentada na razão, a agricultura, a arquitetura, as universidades, as catedrais e muitos outros dons que nos fazem reconhecer em nossa civilização a mais bela e poderosa civilização da história" (T. Woods, 2005, p.7)
    E a responsável por tudo isso foi a Igreja Católica, diz o historiador americano Dr. Thomas Woods, PhD de Harvard, nos EUA. Ele afirma que: "Bem mais do que o povo hoje tem consciência, a Igreja Católica moldou o tipo de civilização em que vivemos e o tipo de pessoas que somos. Embora os livros textos típicos das faculdades não digam isto, A Igreja Católica foi a indispensável construtora da civilização Ocidental. A Igreja Católica não só eliminou os costumes repugnantes do mundo antigo, como o infanticídio e os combates de gladiadores, mas, depois da queda de Roma, ela restaurou e construiu a civilização." (Idem).

    Essa é a Igreja Católica ! Mas se você prefere se apegar a esses maus exemplos, tudo bem, vá em frente.

    ResponderExcluir