quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Os sociólogos afirmam – o mundo torna-se menos religioso.




O mundo torna-se menos religioso, - asseveram os sociólogos da Associação Internacional Gallup. Depois de consultar os cidadãos de 59 países, os especialistas determinaram os Estados, que podem ser qualificados hoje como os mais religiosos e os mais ateus. Os pesquisadores afirmam que nos últimos anos o índice de religiosidade na Rússia baixou.

Os resultados da pesquisa de âmbito mundial evidenciaram que mais da metade dos habitantes do nosso planeta, - cerca de 59%, - consideram-se pessoas religiosas. Um de cada cinco habitantes do planeta reputa que crê em Deus mas não se reconhece partidário de nenhuma confissão e um de cada oito afirma que é ateu. A maior concentração de ateus verifica-se na parte leste da Ásia – na China este índice é igual a 47% e no Japão, supera 30%. Outros países com elevado índice de ateus convictos são a República Checa, França, Coréia do Sul, Alemanha, Neerlandia, Áustria, Islândia, Austrália e Irlanda. Quanto aos países mais religiosos, na opinião de sociólogos a este número pertencem hoje o Gana, Nigéria, Armênia, Fiji, Macedônia, Romênia, Iraque, Quênia, Peru e o Brasil.

fonte: Voz da Rússia, link para a matéria completa:

8 comentários:

  1. Isto prova que países ricos e desenvolvidos como o Peru são abençoados por deus e bonitos por natureza... mas que beleza!

    Faltou a Suécia nesta - http://www.youtube.com/watch?v=o-Ys-sD7kv8
    Além de serem maioria Ateu, religiosos falam livremente que são religiosos sem discriminação (como deve ser) e politicos não podem ter acessores pessoais e ganham salários menores que o de um médico.

    via a Suécia este construído pelo homem e bonito por sua história... mas que BELEZA não tem carnaval!

    ResponderExcluir
  2. Não esqueça que toda a Europa se desenvolveu e é o que é hoje sob a sombra do cristianismo, sob o símbolo da fé. A Europa era toda católica, e depois protestante...; o ateísmo, hoje, colhe os frutos do grande e paciente trabalho da Igreja no passado, inclusive a Suécia. Espero que não estraguem tudo o que foi feito ao longo de séculos (aliás já estão estragando, e é daí para pior).

    A civilização grega foi o que foi graças à religião, graças às suas crenças, estas impulsionavam o homem grego a grandes realizações.
    A religião foi a alavanca que moveu o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Sim a religião católica, assim como muitas outras, tiveram grande contribuição para o avanço da humanidade: européia e também mundial.
    Mas a história mostra que tanto a religião católica como as demais não souberam conviver com a diferença - Vemos isto pela Irlanda!
    Uma vez vi um estudo sobre os avanços do imperio romano (pagão) e depois o declínio (coincidentemente com o crescimento do cristianismo) levando a europa ao feudalismo retrocedendo milhares de anos de avanços cientificos, matemáticos, filosoficos e entre outros 'cos'.
    A igreja foi boa enquanto não possuia poder. Mas nos evoluimos e a igreja não! Se ao menos ela se renovasse e largasse de mão livros sagrados e fabulas milagrosas e cumprisse apenas uma frase: amar uns aos outros (não tanto Padres que amam criancinhas), talvez ela ainda fosse algo bom.
    Lembrando, não foi a igreja que criou o sistema monetário, levou um homem a lua, criou a eletricidade, inventou o carro e o avião ou curou a maioria das doenças - Isto tudo foi o homem. Orgulho desta humanidade! \o/ - Pra que deuses?

    ResponderExcluir
  4. concordo com você fernando! a religião foi a alavanca que moveu o mundo, recentemente mais precisamente semana passada, assistimos pela televisão o movimento dos islâmicos, quando citaram que eles propagavam o ódio, você viu quantos movimentos da religião matando destruindo tudo a sua volta, pra mostrar para o resto do mundo que eles são pacíficos e não pregam o ódio. k k k k k k k k k k k k k k k k k k k.
    fernando que pena que as cruzadas da sua amada igreja, não acabaram com o islã

    ResponderExcluir
  5. Mas que comentário infeliz este teu Robson!? Pena que a cruzada não matou o islã! Agora vamos dizer: Pena que Hitler não matou os judeus, os romanos não mataram os cristãos ou saxões não mataram os druidas (opa, este último fora eficiente...);
    Religião, todas, foram importantes ao seu tempo (menos a do Tom Cruise), no entanto o tempo do divinismo acabou. Não precisamos mais de espiritualidade fantastica para manter as pessoas na linha e sim de melhore leis para a justiça

    ResponderExcluir
  6. chamouth!! eu sei que fui cruel, mas comparar com os muçulmanos eu sou fichinha, tô cansado de ver aviões atingindo alvos civis, tô cansado de ver homens e mulheres bombas em mercados e feiras, onde só tem civis, que não tem nada haver com o peixe, tô cansado de ver o escritor de versos satânicos, fazer várias plásticas pra não morrer em um atentado ""santo"", tô cansado de ver centenas de mulheres apedrejadas vivas em pleno ano 2012, não sei se você assistiu chamouth, a comemoração festiva e alegre dos muçulmanos logo após os ataques do 11 de setembro?? e eu que sou cruel?? eu que sou maldoso??
    talvez você e outros não entenderão, mas puxo a sardinha pro meu lado, e lá no mundo árabe os gays são o mesmo que nada, são mortos até mesmo pelos próprios familiares e lógico com a ""benção de alá"", então eu odeio todas as religiões do planeta, mas o islã eu odeio muito mais ao quadrado.
    se dependesse de mim o brasil não compraria uma única agulha do mundo árabe.

    ResponderExcluir
  7. Compreendo e compartilho de tua revolta. Mas o ódio e o sentimento de ravanchismo (ou vingança) não é a solução.
    Religiões estão ai desde os primordios do inicio dos tempos - quando o primeiro esperto encontrou o primeiro idiota - Num mundo ideal, não haveria religiões e eu, você, o Lineu e o Fernando estariamos criticando a Dilma (ou defendendo).
    Quanto ao islã eles nao são muito diferente dos cristoes (que podemos dizer que apenas toleram homossexuais e entre outros), mas no caso deles a religião ainda é medievalesca e atrasada quanto as questoes juridicas e estatais. A religião e o governo local são um só. Diferente do nosso caso que o papa poderia bater o pé e mandar apedrejar uma prostituta transexual em praça pública que o governo não acataria. Isto é uma evolução política, social nossa, não uma evolução da igreja - pois te garanto que quando o papa ve duas mulheres se beijando deve torcer o nariz para cima e sentir saudades da inquisição.
    "Quando odiamos o inimigo, carregamos ele dentro de nós" - Minotauro

    ResponderExcluir
  8. chamouth eu vivi 12 anos dentro de uma igreja evangélica, aceito com naturalidade, esse belo texto, realmente carrego dentro de mim minha antiga religião. mas não sou eu ou o mundo ocidental que quer revanchismos, você esta sabendo oque o irã esta pretendendo? estão querendo atacar israel, dizem que se isso se concretizar, pode-se começar a 3 guerra mundial, isso dito essa semana. são eles que querem começar essa tragédia, acho que esse texto de minotauro cai como uma luva aos países árabes, eles carregam, paris dentro deles, eles carregam new york dentro deles, eles carregam os estados unidos dentro deles, basta ver os arranha-céus de dubai, basta ver o relógio que bin laden usava, basta ver da onde é os carros que a elite de lá compra. pode ser uma pretensão minha ou falta de conhecimento, mas graças a pessoas como o lineu, a você, a eu, e outros milhares que lutaram para que o estado fosse laico.

    ResponderExcluir