quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Niemeyer.


                                                1907 - 2012

Gênio.
Inovador, ousado, criativo, brilhante.
Um dos maiores nomes da arquitetura mundial em todos os tempos.
E ateu.

8 comentários:

  1. O Brasil perde um grande homem. A última palavra me pegou de surpresa, não sabia disso.

    ResponderExcluir
  2. Talvez agora exista um paraíso depois da morte: o Arquiteto para construí-lo já se foi.

    ResponderExcluir
  3. Niemeyer, o Humanista que Amava Stalin:
    http://www.youtube.com/watch?v=h-3F6CH0pKk

    ResponderExcluir
  4. Acho que ele não amava Stalin não ... ele amava a ideologia comunista.

    ResponderExcluir
  5. estranho você que vive um comunismo cristão, onde os salários são compartilhados, os bens materiais são compartilhados, criticar o comunismo, que era o desejo de todos os homens serem iguais em tudo. muito estranho!!! fernando.
    quem dera o ser humano fosse comunista, mesmo que um comunismo cristão igual ao do focolare, pelo menos não veríamos essa coisa horrorosa que é as favelas do rio de janeiro, da onde sai boa parte dos criminosos, em busca de ostentação e riqueza.

    ResponderExcluir
  6. Criticamos o comunismo não pelo compartilhamento dos bens (nesse ponto ele é bastante louvável), mas pela falta de liberdade e por dar pouca importância à vida humana (vide países da Cortina de Ferro, Cuba e União Soviética)... claro, uma ideologia sem Deus...
    Entre o Movimento dos Focolares e o Comunismo há um abismo profundo. No primeiro existe algo chamado 'LIBERDADE', algo chamado "AMOR AO PRÓXIMO", existe um DEUS.

    Tenho absoluta certeza, sem medo de errar, que um homem bom como Oscar Niemeyer não morria de amores por Stalin, mas por esse lado bom do comunismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso parecido...mas posso citar algumas outras ideologias sem deus para sua avaliação: Japão, Suécia, Noruega, Suíça...

      Excluir
  7. Japão é um país que uniu sua tradição religiosa milenar com a tecnologia e o modo de vida ocidentais dos quais o cristianismo é o principal responsável. Somente assim passou a ser o Japão moderno e educado que conhecemos hoje; se não me engano, depois da segunda guerra mundial. É um nação religiosa... ainda.

    Suécia, Noroega e Suiça são frutos do velho continente, a Europa cristã moldada pelo cristianismo. Construir por cima dos principais pilares e depois negar que esses pilares existem não é correto.

    Você esqueceu que toda a gloriosa Europa, de onde tudo partiu, foi educada e moldada pela Igreja: Itália, Inglaterra, Alemanha (hoje protestante), França, Espanha, Irlanda, enfim, toda a Europa. De lá partiram a educação, os costumes, a ciência, as artes, etc, que foram responsáveis pela construção e desenvolvimento dos Estados Unidos Da América, por exemplo.

    ResponderExcluir