quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Bebês nascidos no verão têm menos chance de serem bem sucedidos.


O tema aparentemente nada tem a ver com o blog...
Mas tem.
Afinal, um dos objetivos deste espaço é combater as pseudo ciências mostrando aos leitores seus truques e forma de atuação.
Com as videntes da amarração do amor foi assim, foram vários os posts sobre o assunto e a quantidade de comentários e agradecimentos é grande, muita gente percebeu que tinha caído (ou ia cair...) em um golpe manjado e caro.

Numerologia, cartomância, vidência, tarologia, são todos bons exemplos de pseudo ciências que enganam as pessoas da mesma forma que faziam séculos atrás.

Mas a maior, a mais bem sucedida e a mais famosa das pseudo ciências é, sem dúvida, a astrologia, que infesta jornais, revistas e a internet com sua bobageira sem fim.
Sempre baseando-se em técnicas de leitura fria - combinando poder de observação com análise probabilística - a astrologia quer nos fazer crer que leoninos são líderes natos, arianos são guerreiros e cancerianos são emotivos e ligados à família.

Como todos conhecemos pessoas desses signos que têm essas características a enganação prospera pois acabamos nunca recordando as outras tantas, dos mesmos signos e que são tão diferentes, até opostas. Claro, a astrologia reserva para esses casos explicações adicionais (signo ascendente, casa onde está a lua, etc) mas de uma forma geral é um furo atras do outro.

Mas sempre me perguntei se a época do ano em que nasce um bebê tem a capacidade de afetar sua vida e as características de sua personalidade o que, de certa forma, daria ao horoscopo um minimo de base cientifica.
Pensei que o feto desenvolver-se em suas diferentes fases em clima mais ou menos quente poderia ser uma explicação mas logo a afastei pois isso nos obrigaria a analisar distintamente um ariano do hemisfério norte e um do hemisfério sul. Afinal, apesar dos bebes nascerem no mesmo mês teriam tido calor e frio em momentos diferentes da gravidez, o que invalida minha hipótese.

Agora chega essa notícia do maravilhoso portal "Hype Science":


"Um estudo da Universidade de British Columbia (Canadá) descobriu que a data de nascimento afeta mais uma pessoa do que o esperado, inclusive suas chances de se tornar o diretor-executivo de uma companhia.
Os pesquisadores analisaram 375 chefes-executivos (CEOs) de grandes empresas americanas a partir do ranking Fortune 500, e descobriram que as pessoas nascidas em março e abril representavam 12,53% e 10,67% da amostra, respectivamente. Já as pessoas nascidas em junho e julho representavam apenas 6,13% e 5,87% da amostra, respectivamente.
Nos EUA, junho e julho são os meses do verão. Sendo assim, os cientistas concluíram que os bebês nascidos no verão sofrem do chamado “efeito data de nascimento”, estreitamente relacionado com o ano escolar americano.
“Nossas descobertas indicam que os bebês de verão desempenham inferior nas fileiras dos CEOs como resultado do ‘efeito data de nascimento’, um fenômeno resultante da forma como as crianças são agrupadas por idade na escola”, explica o pesquisador Maurice Levi, coautor do estudo.
Nos Estados Unidos, a data limite para admissão escolar cai entre setembro e janeiro. Os pesquisadores determinaram que os CEOs da amostra nascidos entre junho e julho eram os mais novos em sua classe durante a escola, e os nascidos em março e abril eram os mais velhos (levando em conta que as crianças nascidas nos meses próximos aos “pontos de corte” foram adiantadas ou aguardaram o próximo ano).
“As crianças mais velhas dentro da mesma classe tendem a se sair melhor do que as mais jovens, que são menos intelectualmente desenvolvidas”, explica Levi. “O sucesso inicial é muitas vezes recompensado com cargos de liderança e oportunidades de aprendizagem enriquecidas, levando a vantagens futuras que são ampliadas por toda a vida”.

O que seria rapidamente explicado por um astrólogo como caracteristicas geradas pelo mapa astral das pessoas foi claramente identificado pela ciência como um fato gerado por outras razões que nada tem a ver com a posição dos astros no momento do nascimento.

A ciência, mais cedo ou mais tarde, sempre detona o charlatanismo, é só buscar a verdade nas fontes corretas.

Link para a matéria completa:
http://hypescience.com/bebes-nascidos-no-verao-tem-menos-chance-de-serem-bem-sucedidos/