quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Como os ateus explicam as profecias cumpridas por Jesus?




Essa é uma daquelas perguntas recorrentes, que todo ateu ouve, como se fosse um beco sem saída ou a prova final e definitiva da divindade de Jesus.
Afinal, se ele cumpriu as profecias do antigo testamento, como duvidar?
Sobre esse tema acompanhei um debate no Quora (www.quora.com,  excelente portal de debates, perguntas e respostas) onde essa pergunta foi feita.
Algumas das respostas foram tão interessantes, claras e objetivas que vale a pena reproduzi-las aqui: precisão e lógica somadas a uma deliciosa ironia.
Vejam três exemplos: 
=====================================================
Eu explicaria assim:
= as alegadas profecias já existiam quando Jesus nasceu
= muitas delas são vagas, escritas em linguagem poética e sujeitas a muitas interpretações.
= Jesus e seus discípulos conheciam bem todas essas profecias
= Jesus queria ser reconhecido como o Messias
= Jesus e seus discípulos sabiam que para que ele fosse reconhecido como o Messias ele deveria cumprir as tais profecias
= Logo, eles poderiam ajeitar as coisas de maneira a gerar uma interpretação que estivesse de acordo com a profecia.
= No entanto, a campanha de Jesus foi bruscamente interrompida com sua execução, o que forçou seus discípulos jogar fora a estória verdadeira e criar uma lenda com passagens que batessem com as profecias.
Assim sendo, o fato dos cristãos afirmarem que Jesus cumpriu profecias não prova absolutamente nada.

(Graeme Schimmin, escritor)
======================================================

Como você explica que Jesus tenha cumprido as profecias?
Que profecias?
As descritas na bíblia.
Como você sabe que Jesus as cumpriu?
A bíblia afirma isso.
A descrição da bíblia inclui fatos que possam ser checados fora dela?
Não...
As pessoas que descreveram os eventos estavam lá?
Não...
Há uma só versão da bíblia?
Não...
Concorda que a bíblia foi escrita por diversos autores, durante um longo período de tempo, em diversos idiomas diferentes e que foi copiada, traduzida, recopiada e retraduzida e revisada milhares de vezes e que hoje há diferentes versões, inclusive no mesmo idioma?
Bem, sim....
Então eu é que pergunto: como você pode ter certeza que ele cumpriu mesmo essas profecias?

(Mani Cavalieri, com adaptações)
=======================================================

Como ateístas explicam qualquer coisa da bíblia, incluindo as profecias:
ateus não acreditam em deuses nem no sobrenatural e consideram o antigo testamento um conjunto de lendas e tradições orais de antigas tribos nômades.
E o novo testamento não passa de marketing e propaganda de uma religião 
que então nascia.
Esta é a explicação: os escritores do novo testamento criaram estórias que combinassem perfeitamente com as lendas do velho testamento.

 (Barry Hampe, escritor)
=========================================================

As respostas seguem uma mesma linha, a de chamar a atenção para o persistente pensamento circular que aprisiona os crentes, o que já foi assunto de um post aqui no blog:
A bíblia é sagrada. Quem disse isso? A bíblia.

21 comentários:

  1. Jesus poderia ter feito que os sacerdotes judeus pagassem a Judas 30 moedas de prata para que o traísse ?
    Poderia ter arranjado as coisas de modo que seus inimigos lhe cuspissem na face, que as autoridades romanas o sentenciassem a ser pregado numa cruz, que os soldados lançassem sorte sobre as suas vestes ou que, embora lhe furassem o lado com uma lança, não seguissem o costume de quebrar-lhe certos ossos ?
    No livro Archeology and Bible History (Arqueologia e história da Bíblia), o professor J.P. Free apresenta um cálculo do número de profecias diferentes das escrituras hebraicas que se cumpriram em Jesus Cristo. Quantas são ? 332 ! Comentando isso ele declara :

    "As probabilidades de todas essas profecias se cumprirem em um só homem são tão enormemente remotas que fica impressionantemente demonstrado que de modo algum podiam ser conjeturas sagazes de meros homens". - 1950, p.284.

    " Logo, eles poderiam ajeitar as coisas de maneira a gerar uma interpretação que estivesse de acordo com a profecia".

    Estudos profundos (não o "estudo" superficial deste senhor aí) feito por diversos especialistas durante mais de 100 anos, indicam que as características dos evangelistas e de Paulo não são de quem forjaria um relato. Seu modo franco de reconhecer seus próprios erros e culpas, seu cuidado em mostrar detalhes geográficos, costumes e hábitos da época, enfim, tudo isso é estudado dando ao Novo Testamento uma condição de documento privilegiado em relação aos escritos não-bíblicos. Além disso, por que os apóstolos, todos eles se deixariam torturar e matar por causa de uma mentira, de um arranjo ?? Pessoas "espertas" costumam lucrar com fraldes, Lineu.... LUCRAR. O lucro deles foi a perseguição, a tortura, a calúnia, a difamação e, por fim, a morte violenta (todos eles)... não ganharam nem um tostão com isso, muito pelo contrário.

    " No entanto, a campanha de Jesus foi bruscamente interrompida com sua execução, o que forçou seus discípulos jogar fora a estória verdadeira e criar uma lenda com passagens que batessem com as profecias.

    Jogar fora a história verdadeira ?!? Nunca vi afirmações tão ridículas e tão arbitrárias... baseado em quê você diz isso ? Em que documentos, em que estudos ? Faça-me um favor ... Meus Deus !
    A execução, a morte de cruz, foi justamente a profecia principal, central da vinda do messias. Esses "especialistas" de plantão estão querendo dizer então que um farsante e seus 12 comparsas arranjaram tudo para que ele fosse torturado violentamente durante dois dias, espancado, chicoteado, cuspido e escarrado, perfurado na cabeça por espinhos pontiagudos, fosse arrancada violentamente parte de sua barba, subisse o calvário com a cruz nas costas e lá chegando o deitassem nu e o pregassem as mãos e os pés, e não satisfeitos ainda zombassem dele sorteando suas vestes ?? E tudo isso somente para ele se encaixar na profecia ?? O que o suposto farsante ganhou com isso ?? Pelo menos eles devem ter ganhado uma grana preta né, Lineu ? Não ?? Ah, não brinca ?? E depois tem outra : os cristãos só receberam como prêmio a morte, a tortura, a perseguição durante 300 anos a fio. Que farsantes são esses, Lineu ?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, de novo voce usa o mesmo tipo de argumento, sempre baseado no seu livrinho mágico (depois diz que não faz isso...).
      Quem diz que Judas deu 30 moedas ou que os soldados cuspiram na face dele?
      Hein?
      Pois é...a bíblia...que é "sagrada", a "palavra de deus"... segundo...ela mesma.

      Excluir
  2. E se vocês não aceitam a bíblia, então terão muito mais razões, até por coerência, de não aceitarem muitos outros documentos não-bíblicos como por exemplo Platão, Horácio, Virgílio, porque as primeiras cópias das obras desses escritores, consideradas hoje autênticas, foram mais tardias que as primeiras cópias dos evangelhos, e mesmo assim são plenamente reconhecidas.
    Virgílio - 350 anos depois, Platão - 1300 anos depois, Horácio - 900 anos depois. Veja então que a transmissão desse clássicos antigos, gregos e latinos, tão usados pela humanidade, com total credibilidade, tiveram uma transmissão mais precária do que o Novo Testamento, com os seus mais de 5000 manuscritos (cópias) muito mais próximos de seus originais. Se a humanidade não põe em dúvida a autenticidade desses textos latinos e gregos, então, jamais poderá questionar a autenticidade do Novo Testamento.

    Lineu, francamente... essa estorinha de que os apóstolos ajeitaram as coisas para que Jesus se encaixasse nas profecias é tão velha e ultrapassada... além de ser cheia de furos. qualquer investigador sério pode ver isso... conta outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velha, ultrapassada e cheia de furos...é a bíblia.
      A estória contada pelo novo testamento é uma enorme mentira escrita por um grupo de pessoas interessada em fundar uma religião, apenas isso.

      Excluir
  3. Quem diz isso que você afirmou aí em cima, são pessoas (99%) que não fizeram um estudo sério da bíblia (pode conferir se quiser). Agora quem afirma o contrário disto que você diz são estudos de pessoas de diversas áreas durante mais de dois séculos. Se você não acredita no Novo Testamento, então não pode acreditar em nada que se chame história (que você aprendeu lá na escola)... em nada; porque o Novo Testamento é considerado pelos historiadores como bem superior a todas as histórias antigas, nas quais você e outros acreditam piamente.
    E fora da bíblia, como já te mostrei outras vezes, existem documentos romanos, documentos judaicos e documentos cristãos que atestam a existência de Jesus, dos apóstolos, e de vários outros personagens bíblicos; fora a arqueologia que a todo momento faz descobertas que provam estar correta a bíblia.
    E você só citou Judas ? Tá bom... e o resto ? A crucificação também é mentira ? O costume de se quebrarem os ossos também ? É como já havia dito aqui : a figura de Jesus é de tal dimensão intelectual, moral e psicológica que seria difícil a rudes homens da Galiléia inventá-la. Outra coisa: os apóstolos e evangelistas nunca teriam inventado um Messias do tipo de Jesus... eles eram judeus, e não cabia na mente dos judeus o conceito de Deus feito homem ... e homem crucificado. O apóstolo Paulo mesmo notava que tal concepção era escândalo para os judeus e loucura para os gregos (1 Cor, 1,23). Por que iriam eles inventar algo que era tão contrário à sua própria mentalidade e que foi tão combatido, gerando a eles mesmos tortura, perseguição e morte cruel ?? Eles dificilmente poderiam mentir, mesmo que quisessem, porque viviam em ambiente hostil, pronto a denunciar qualquer desonestidade da parte deles.
    Hoje, com o avanço dos estudos científicos, uma lenda é facilmente detectada, tanto é que algumas passagens do Antigo Testamento são consideradas alegorias, metáforas. Os evangelhos, ao contrário, nos apresentam particularidades históricas, geográficas, políticas e religiosas da Palestina no tempo em que os fatos ocorreram. Ora, tais particularidades supõem testemunhas oculares que viveram naquele tempo, até o ano 70 D.C., pois em 70 a terra de Israel foi invadida e transformada pelos romanos.

    JUDAS - "Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos - o número das pessoas reunidas era de mais ou menos cento e vinte - e disse : irmãos, era preciso que se cumprisse a Escritura em que, por boca de Davi, O Espírito Santo havia de antemão falado a respeito de Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam a Jesus. Ele era contado entre os nossos e recebera sua parte neste ministério. Ora, este homem adquiriu um terreno com o salário da iniquidade e, caindo de cabeça para baixo, arrebentou pelo meio, derramando-se todas as suas entranhas. O fato foi tão conhecido de todos os habitantes de Jerusalém que esse terreno foi denominado na língua deles, Hacéldama, isto é, Campo de Sangue. Pois está escrito no livro dos Salmos : 'Fique deserta a sua morada e não haja quem nela habite'. (Atos dos apóstolos 1, 15-20)

    Esse campo existe e é inabitado até os dias de hoje, o lugar do fato real ocorrido da morte de Judas, ligada bem ou mal a um lugar mal-afamado e conhecido de Jerusalém, o Hacéldama.
    Pelo visto, nenhum escritor judeu ou grego contestou esse fato, pois o fato era muito conhecido por todos.

    Quem diz que Judas recebeu trinta moedas de ouro ? O Novo Testamento. E qual escritor judeu, por exemplo, que eram inimigos de Jesus, desmentiu tal fato ? Me mostre algum documento. Algum escritor pagão ou algum inimigo do cristianismo escreveu alguma coisa para desmentir aquele fato ? Pois é.




    ResponderExcluir
  4. cristãos! por quê vocês não querem de jeito algum hoje em dia por em prática oquê diz a PROFECIA DE JESUS CRISTO em MARCOS CAPÍTULO 16 VERSÍCULO 18 em diante.
    pegarão em serpentes; e , se beberem algum veneno MORTAL, não lhes fará mal nenhum.......

    lineu!! leitores!! não tem um que pratica essa profecia, o silas malafaia não pratica, o edir macedo não pratica, o r.r.soares não pratica, o waldomiro muito menos.
    vamos lá cristãos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    cadê o poder de deus???????????????????
    tem algum que vai tomar chumbinho de rato??????????? e depois sair vivo pra testemunhar as maravilhas de deus????????????
    mas não vale ser internado em nenhum hospital do planeta, OK?

    bem! não me chamem de maldoso, só estou tentando ver um cristão que pratica a PROFECIA DE JESUS CRISTO, ESCRITA NO LIVRO SAGRADO DELE, SE É PRA FICAR COM RAIVINHA, FIQUE COM O AUTOR DO LIVRO. qual livro?? esse que vocês cristãos carregam em baixo do braço, popularmente chamado de bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso é verdade, tem remédios a base de veneno de cobra, exemplo, captopril, remédio pra hipertensão, e estão estudando pra desenvolverem mais remédios a base de venenos, não só de cobra

      Excluir
    2. que vergonha alheia kkk
      nossa, isso aqui é de uns seis anos atrás. como eu vim parar aqui?? kkk
      enfim, mesmo assim vou responder. primeiro você tem que levar em consideração o capítulo inteiro, e não pegar um versículo fora de contexto. primeiramente, isso que Jesus falou não é bem uma profecia.
      o que acontece é que Jesus fez uma promessa aos discípulos, a promessa de que eles pregaram o evangelho pelo mundo. ao dizer "Pegarão nas serpentes, e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal" Jesus teria falado, digamos que "metaforicamente". o que Jesus queria dar a entender é que os discípulos não morreriam enquanto essa promessa não se cumprisse, pois Deus não é homem para que minta ou para que não cumpra o que prometeu. ou seja, nesse versículo, Jesus queria dizer que os discípulos não morreriam enquanto a promessa não se cumprisse, pois não teria como a promessa se cumprir na vida deles se eles estivessem mortos, e se a promessa não se cumprisse, Deus seria um mentiroso, algo que Ele não é.

      Excluir
    3. Parei de ler no "fora de contexto", desculpinha clássica dos cristãos quando se deparam com as incoerências da bíblia e dos dogmas de sua religião.

      Excluir
  5. Robson você está fazendo o papel IGUALZINHO ao de Satanás quando tentou Jesus no deserto por 40 dias e 40 noites. Satanás se dirigia à Jesus, usando a própria bíblia, dizendo : "SE ÉS O FILHO DE DEUS, ATIRA-TE DAQUI A BAIXO (PENHASCO), POIS ESTÁ ESCRITO:'TEUS ANJOS TE GUARDARÃO E NÃO DEIXARÃO QUE ALGUMA PEDRA TE FIRA'. Ao que Jesus prontamente respondeu : "AFASTA-TE SATANÁS, POIS TAMBÉM ESTÁ ESCRITO:'NÃO TENTARÁS AO SENHOR TEU DEUS'. E o demônio o deixou."

    O cristão que tem fé fará isso se houver um propósito digno... para ajudar alguém, por exemplo. Alguns cristãos (padres, pastores, ou mesmo leigos) não têm medo algum, por exemplo, de entrar num leprosário ou ir confortar alguém que tenha uma doença contagiosa. Já vi isso algumas vezes. Leia sobre o que faziam alguns santos como PADRE PIO DE PIETRALCINA OU SÃO FRANCISCO DE ASSIS, por exemplo. Infelizmente, hoje em dia, uma fé tão grande dessas é coisa rara, mas existe por aí, com certeza.
    Não banalize Deus, não faça Dele o seu objeto, o seu 'gênio da lâmpada' como o fazem essas milhares de seitas pentecostais que vemos por aí... esqueça o que você aprendeu lá dentro porque aquilo, definitivamente, não é cristianismo... nem de longe...

    ResponderExcluir
  6. então por quê ele deixou que escrevessem essas profecias no livro sagrado dele???
    que seria um showzinho legal isso seria??
    não entendi como um cristão poderia ajudar alguém se tomasse veneno??
    se pegasse numa serpente venenosa?? não entendi??
    mesmo por quê você esqueceu de escrever que seu jesus cristo disse que esses sinais seguirão os que creem nele!!
    não estou tentando ninguém não, nem usando deus, só queria ver com meus próprios olhos se esta profecia algum cristão instruído praticaria hoje em dia, mas sua resposta já foi suficiente!!.
    que pena!

    ResponderExcluir
  7. fernando! compreendo a sua resposta, basta ver o poço de doenças que são os seus líderes, coitados!! eles irão tomar alguma coisa venenosa??? eles irão pegar em cobras venenosas??? coitados!!
    que sorte né fernando, que um cientista desenvolveu a vacina contra a poliomelite? livrou seus líderes de passarem vergonha né? seria um amontoado de deficientes nas igrejas atrás de cura, coitados dos dois lados, os enfermos escutando "" olha!! não foi da vontade de deus a sua cura hoje, mas sabe lá né? volta amanhã quem sabe?"" e os coitados dos líderes religiosos nas sua orações inúteis se perguntando, por quê não hoje?? senhor??. COITADOS!!!

    ResponderExcluir
  8. Não entendeu como Paulo salvou um homem de ser picado por uma serpente venenosa se colocando na frente dela e recebendo ele mesmo a picada ? Lembra ? Então leia a bíblia.
    Leia a vida de Padre Pio de Pietralcina, de São Francisco de Assis, de São Bento, repleta de fatos extraordinários e sem explicação, sem falar em outros milhares.

    Não esqueça de ler também aquela passagem em que Jesus diz que não pôde fazer muitos milagres naquela cidade por causa da falta de fé daquela gente, e também a passagem em que Ele diz que "os doentes precisam de médico".
    Ah, e não esqueça também do gesto do falecido papa João Paulo II (o grande) ao aparecer publicamente, para o mundo inteiro, mostrando seu estado de enfermidade... fez questão...

    Todos nós, ateus e religiosos, estamos debaixo de sofrimentos nesse vale de lágrimas, TODOS, mas alguns encontram uma fé gigantesca que realmente os torna diferentes; é o caso dos santos católicos que citei aí em cima. Mesmo assim todos envelheceram e até morreram doentes como São Francisco de Assis. Pense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando. Suas palavras fazem reviver em mim uma fé amortecia. Muito obrigado!

      Excluir
  9. E como vcs explicam as profecias q estão se cumprindo atualmente?

    ResponderExcluir
  10. Me diga como vcs explicam as profecias q estão se cumprindo atualmente

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Falou tudo e não disse nada...de novo. A velha lenga lenga cristã....

      Excluir
  12. Perguntinha básica:A ciência é perfeita?

    ResponderExcluir
  13. O vejo lendo os posts... chega a ser engraçado até, se não fosse de um egocentrismo enorme, é a pessoa fazendo perguntas e ela mesma respondendo.... embora seja muito gente escrevendo de maneira alternada, no final, são pessoas conversando consigo mesmas, afim de tentar inutilmente converter ou alterar o pensamento de outrem de forma desnecessária!!

    ResponderExcluir