sábado, 27 de abril de 2013

'Religião não é fonte da moral, mas eliminá-la é temerário', diz primatólogo.

Para alguém que tem se especializado em demonstrar que o ser humano e os demais primatas têm um lado pacífico e bondoso por natureza, Frans de Waal conseguiu comprar briga com muita gente diferente.
Autor de "The Bonobo and the Atheist" ("O Bonobo e o Ateu"), que acaba de sair nos Estados Unidos, o primatólogo holandês-americano provavelmente não agradará muitos religiosos ao argumentar que ninguém precisa de Deus para ser bom.
Seu modelo de virtude? O bonobo (Pan paniscus), um primo-irmão dos chimpanzés conhecido pela capacidade de empatia com membros de sua espécie e de outras, pela sociedade tolerante, sem "guerras", e pelo uso do sexo para resolver conflitos.
Com base nos estudos com grandes macacos e outros mamíferos sociais, como cetáceos e elefantes, De Waal diz que a moralidade não surgiu por meio de argumentos racionais nem graças a leis ditadas por Deus, mas deriva de emoções que compartilhamos com essas espécies.
Bonobos e chimpanzés sabem que é seu dever cuidar de um amigo doente, retribuir um favor ou pedir desculpas.
Por outro lado, o livro é uma crítica aos Novos Ateus, grupo capitaneado pelo britânico Richard Dawkins que tem dado novo impulso ao conflito entre ateísmo e religião desde a última década.
"Eu não consigo entender por que um ateu deveria agir de modo messiânico como eles", diz De Waal, ateu e ex-católico. "O inimigo não é a religião, é o dogmatismo."

Folha - Quem está mais bravo com o sr. depois da publicação do livro?
Frans de Waal - Bem, no caso dos ateus, recebi muitas mensagens de gente que me apoia. É claro que, em certo sentido, estou do lado deles, tanto por também ser ateu quanto por acreditar que a fonte da moralidade não é a religião. O que eu digo no livro é que os Novos Ateus estavam gritando alto demais e que precisam se acalmar um pouco, porque a estratégia deles não é a melhor.


Em seu livro, o sr. faz uma referência ao romance "O Senhor das Moscas", de William Golding, história na qual garotos perdidos numa ilha reinventam vários aspectos da sociedade, inclusive a religião. Mas a religião que eles criam é brutal, com sacrifícios humanos. O sr. acha que a religião nasceu brutal e foi ficando mais humanizada?
Acho que não. Quando olhamos para as sociedades tradicionais de pequena escala, que foram a regra na pré-história, vemos que esse tipo de coisa não está presente entre elas.
É claro que elas tinham crenças sobre o mundo sobrenatural e podiam sacrificar um ou outro animal aos deuses, mas, no geral, eram relativamente benignas.
É só quando as sociedades aumentam de escala que elas começam a se tornar mais agressivas e dogmáticas.


Quando se enfatiza o lado pacífico e ético das sociedades de primatas não humanos e do próprio homem, não há um perigo de fechar os olhos para a faceta violenta dela?
Concordo que, nos meus livros mais recentes, essa ênfase existe. Por outro lado, meu primeiro livro, "Chimpanzee Politics" ["Política Chimpanzé", sem tradução no Brasil], era totalmente focado na violência, na manipulação maquiavélica e em outros aspectos pouco agradáveis da sociedade primata. Mas a questão é que surgiu uma ênfase exagerada nesses aspectos negativos, e as pessoas não estavam ouvindo o outro lado da história.


O sr. acha que encontrar um chimpanzé ou bonobo cara a cara pela primeira vez pode funcionar como uma experiência religiosa ou espiritual?
Eu não chamaria de experiência religiosa (risos), mas é uma experiência que muda a sua percepção da vida.
No livro, conto como a chegada dos primeiros grandes macacos vivos à Europa no final do século 19 despertou reações fortes, em vários casos deixando o público revoltado porque havia essa ideia confortável da separação entre seres humanos e animais. Por outro lado, gente como Darwin viu aquela experiência como algo positivo.


E o sr. sente que essa aversão aos grandes macacos diminuiu hoje?
Sim, e isso é muito interessante. Eu costumo dar palestras em reuniões de sociedades zoológicas de grandes cidades aqui nos Estados Unidos. Tenho certeza de que muitas pessoas ali são religiosas. E esse público é fascinado pelos paralelos e pelas semelhanças entre seres humanos e grandes macacos ou outros animais.
Isso não significa que queiram saber mais sobre a teoria da evolução, mas elas acolhem a conexão entre pessoas e animais.


Na sua nova obra, o sr. defende a ideia de que não se pode simplesmente eliminar a religião da vida humana sem colocar outra coisa no lugar dela. Que outra coisa seria essa?
É preciso reconhecer que os seres humanos têm forte tendência a acreditar em entidades sobrenaturais e a seguir líderes. E o que nós vimos, em especial no caso do comunismo, no qual houve um esforço para eliminar a religião, é que essa tendência acaba sendo preenchida por outro tipo de fé, que se torna tão dogmática quanto a fé religiosa.
Então, o temor que eu tenho é que, se a religião for eliminada, ela seja substituída por algo muito pior. Acho preferível que as religiões sejam adaptadas à sociedade moderna.


Outro argumento do livro é que o menos importante nas religiões é a base factual delas. O mais relevante seria o papel social e emocional dos rituais. Para quem é religioso e se importa com a verdade do que acredita, não é uma visão que pode soar como condescendente ou desonesta?
Pode ser que, para quem é religioso, essa visão trivialize suas crenças. Mas, como biólogo, quando vejo alguma coisa que parece existir em quase todos os grupos de uma espécie, a minha pergunta é: para que serve? Que benefício as pessoas obtêm com isso? Não tenho a intenção de insultar ninguém com esse enfoque.


The Bonobo and the Atheist

editora W.W. Norton & Company
==================
fonte: Folha de SP de 27/04/13.

8 comentários:

  1. veja esta reportagem Lineu
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/04/1270637-igreja-decide-excomungar-padre-que-defende-homossexuais-em-sp.shtml

    ResponderExcluir
  2. por quê o ser humano não larga as religiões e começa a se preocupar de ""fato"" com crianças abandonadas??
    por quê o ser humano não larga as religiões e começa a se preocupar de ""fato"" com velhinhos abandonados á própria sorte??
    por quê o ser humano não larga as religiões e começa a se preocupar de ""fato"" com mães solteiras em dificuldades financeiras??
    por quê o ser humano não larga as religiões e começa a se preocupar de ""fato"" com animaizinhos jogados ao relento todos os dias??
    por quê o ser humano não cria uma irmandade mundial de ""fato"" e pare de encher o rabo de pastores, padres,missionários, iluminados de dinheiro MUITO DINHEIRO??
    e doe dinheiro a quem de "" FATO "" precisa.

    se os seres humanos começarem a se dedicar a uma causa, justa honesta e verdadeira, não precisaremos temer o mundo sem religiões.

    pelo que sei (posso estar errado) a maioria das guerras do passado e atuais são por causa das religiões.

    ResponderExcluir
  3. Religião é muito mais do que só moral... muito mais !! A religião construiu a humanidade; sempre que se tentou eliminá-la, foi a tragédia que se viu.
    Poderíamos tentar eliminar o ateísmo, esse sim, que não contribuiu em NADA para o progresso da humanidade (e continua não contribuindo).
    Esse fenômeno, no mínimo curioso, surgiu apenas no século 19... mas creio que ele vá crescer ainda, e muito !
    Grande maioria ateísta = fim da raça humana...

    E lá vem o Robson, DE NOVO, com essa falácia de declarar que "A MAIORIA DAS GUERRAS DO PASSADO E ATUAIS SÃO POR CAUSA DAS RELIGIÕES" ... É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO DISSO : FORAM OS GOVERNOS ATEUS QUE PATROCINARAM O MAIOR MASSACRE DE SERES HUMANOS DA HISTÓRIA, e depois foram pedir socorro às religiões. Os maiores governos da história foram religiosos, baseados nas crenças religiosas. A religião permeou TODO o progresso da humanidade.

    ResponderExcluir
  4. É, Lineu, voltei !!! E aí, tudo bem ? Eu estava num site da Igreja Adventista de Sétimo Dia, naquele programa "Na Mira da Verdade" (não sei se você conhece) em que eles afirmam que a bíblia diz que o sistema papal é o sistema de Satanás... vê se pode ...
    Você ainda não tirou o Einstein crente daí ?

    No mais, tudo bem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu não acredito em papas...nem em satanás.
      Sobre o Einstein, falei com ele em uma sessão espírita e ele me garantiu ser totalmente ateu, logo, sua foto permanece.
      Já o blog, está de recesso...mas estou ativo no Facebook, você usa?
      Participo de muitos grupos interessantes, você ia odiar todos...rsrs...
      seja bem vindo de volta,
      abs,
      Lineu.

      Excluir
  5. Obrigado, Lineu.

    Eu quase não uso Facebook, mas talvez passe a usar mais.

    Abraço.

    ResponderExcluir