segunda-feira, 13 de maio de 2013

ONGs denunciam igrejas por política partidária nos EUA.


erca de cem igrejas americanas, evangélicas e católicas, foram denunciadas no ano passado por organizações não governamentais por estarem fazendo política partidária em cultos e missas.
Um número crescente de ONGs americanas luta para que tais igrejas percam o direito de não pagar impostos como entidades religiosas.
Os ativistas se amparam na reforma do código tributário de 1954, quando entidades isentas de impostos ficaram proibidas de fazer campanhas políticas ou endossar candidatos a cargos públicos.
Para essas ONGs, as igrejas denunciadas não respeitam a lei, e o IRS --a Receita Federal americana-- não as pune como devido. Os religiosos rebatem dizendo que a sua liberdade de expressão está sendo ameaçada.
Desde os anos 50, praticamente só uma igreja por década perdeu a isenção ou foi multada. A maioria recebe apenas uma advertência. Outras, poucas, não se registram como entidades religiosas e pagam impostos para poder expressar visões políticas.
A organização Americans United for Separation of Church and State [americanos unidos pela separação de igreja e Estado] mandou em 2012 cartas a 60 mil igrejas no país, recordando pastores e padres da proibição de campanhas em cultos e missas.
O grupo ateísta Fundação para a Liberdade de Religião pressiona o IRS a acabar com o "tratamento preferencial" às igrejas. Com 19 mil membros, a entidade entrou com uma ação em janeiro pedindo "relatórios anuais detalhados" de gastos e receitas para as igrejas, "os mesmos pedidos a qualquer outra ONG".
"Não pagar impostos é um privilégio. Por que as igrejas não precisam prestar contas?", diz Anne Laurie Gaylor, porta-voz da fundação.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
À Folha Rob Boston, diretor da Americans United, disse que, "além de acabar com a isenção fiscal de igrejas que façam proselitismo político, queremos mais leis que obriguem entidades com esse privilégio a revelar seus investimentos e suas doações".
Essa lei existe em poucos Estados, como a Califórnia. Lá as autoridades descobriram que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons) doou cerca de US$ 22 milhões (R$ 44 milhões) para campanha contra o casamento gay no plebiscito do Estado, em 2008.
A colaboração mórmon foi de cerca de 70% das doações a favor da proibição. Famílias mórmons eram estimuladas a doar durante os cultos.
Mesmo sem punição da Receita, os mórmons sentiram o golpe. Houve protestos em frente a templos, e vários foram pichados. Em abril, a igreja mudou sua posição histórica e apoiou a decisão dos Escoteiros da América de permitir integrantes gays.
O IRS não retornou o pedido de entrevista da Folha e disse que as auditorias de igrejas são confidenciais.
Segundo a Americans United, desde 2009 não há investigações relevantes contra igrejas, apesar da alta nas denúncias. Mas em 2012 o gerente do IRS de Washington, Peter Lorenzetti, disse a pastores que "fazer campanhas para candidatos ou doações contra outros" é suficiente para revogar o status de isento.
"Estimamos que menos de mil igrejas façam política partidária hoje. É uma fração pequena, mas que precisa ser investigada", diz Boston.
Desde 1894, igrejas não têm de pagar impostos sobre propriedade ou arrecadação. Doações a elas podem ser abatidas do Imposto de Renda.
Fonte: FSP de 13/05/13

15 comentários:

  1. lineu a iurd do edir macedo tem um monte de mármore no porto de santos parados por quê eles não querem ou se acham no direito de não pagar impostos sobre esse mármore importado de israel, para aquele mega templo de salomão do brás, foi até artigo da REVISTA VEJA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pastor estuprador amigo do Infeliciano tem uma coleção de carros antigos avaliada em mais de R$ 1 milhão e, adivinhe só: ele não paga IPVA pois é um..."religioso".

      Excluir
  2. lineu, em relação ao deus cristão transcendente, eu sou ateu, todavia não me considero como tal porque acredito numa inteligência que sempre existiu e deu origem ao universo, posso até chamá-la de deus, só que fazemos parte dela e deste modo ela [a inteligência] portanto, digo ser um deus imanente, digo isso porque quem somos nós para afirmar que só existe matéria, o mundo é mais que um vazio quase cheio átomos, disso não tenho a menor dúvida, sendo assim, este mistério insondável posso chamaá-lo de deus, o ponto de origem de tudo que existe, ele sempre existiu e assim foi se expandindo até chegar no mundo que conhecemos, já fui ateu, mas percebi que o ateísmo é muito radical, existe realmente algo além do nosso alcance e que deve ser respeitado.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você acredita em uma força criadora e a chama de deus, eu respeito.
      Mas tenho a mais firme convicção sobre a inexistencia de um deus ouvidor de preces, criador de regrinhas sociais estupidas e que oferece sua bondade apenas aos que o temem e adoram.

      Excluir
    2. claro que neste deus eu também não creio, um deus que exige preces, que exige honrarias, isso é balela, eu utilizo a palavra deus, mas não tem nada a ver com o cristão, sou irreligioso, este deus de que vos falo é uma maneira simples de expressar a existência de uma energia cósmica que rege este universo, alguma coisa tem além deste mundo que conhecemos pelos sentidos, sou, por exemplo, simpático ao deus de spinoza, um deus transcendente, mas aí há uma entidade, ou seja, um ser superior, coisa que eu não concordo, pra mim, deus é qualquer coisa impessoal, a bem da verdade, eu me coloco mais como agnóstico e admiro muito os ateus convictos como você, quem sabe, um dia eu chego lá, tenho lido muito sobre o ateísmo ultimamente e, para terminar, eu nunca vi falar num homem-bomba, ateu. um abraço.

      Excluir
  3. claro que neste deus eu também não creio, um deus que exige preces, que exige honrarias, isso é balela, eu utilizo a palavra deus, mas não tem nada a ver com o cristão, sou irreligioso, este deus de que vos falo é uma maneira simples de expressar a existência de uma energia cósmica que rege este universo, alguma coisa tem além deste mundo que conhecemos pelos sentidos, sou, por exemplo, simpático ao deus de spinoza, um deus transcendente, mas aí há uma entidade, ou seja, um ser superior, coisa que eu não concordo, pra mim, deus é qualquer coisa impessoal, a bem da verdade, eu me coloco mais como agnóstico e admiro muito os ateus convictos como você, quem sabe, um dia eu chego lá, tenho lido muito sobre o ateísmo ultimamente e, para terminar, eu nunca vi falar num homem-bomba, ateu. um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Lineu, eu tenho um blog, A TEU INSTANTE, e gostaria muito de uma visitinha sua, é só entrar em, http://esdobao.blogspot.com.br/, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitei...interessante o design, diferente...vou visitar mais vezes e comento, boa sorte!

      Excluir
  5. Lineu, desculpe-me pela atrapalhada postando dois comentários iguais e grato pela sua visita e por ter achado o meu blog interessante, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, interessante...apesar de algumas discordâncias, como é natural. Seu texto "Fazer o bem, porque não?" é um exemplo, eu penso diferente, não acredito em leis karmicas e acho que a natureza é totalmente indiferente ao homem. Morreu...acabou.
      Se alguém tem que pagar...que seja em vida, depois, só o nada.
      Mais ou menos sobre o mesmo tema eu escrevi aqui "Ateu e cristão, porque não?".
      abs,
      Lineu

      Excluir
  6. "Por que as igrejas não precisam prestar contas?", diz Anne Laurie Gaylor, porta-voz da fundação".

    Não respondo pelas outras igrejas, mas pela Igreja Católica posso responder : Porque a Igreja Católica faz, no mundo inteiro, mais do que muitos governos juntos; e a maioria das pessoas e dos governos reconhece isso, portanto ela precisa dessa isenção, realmente.
    Será que já experimentaram pedir uma prestação de contas à Igreja Católica ?
    Na verdade essa isenção começou por causa do exemplo que dava a Igreja Católica em todo o mundo ocidental... as outras vieram no rastro e muitos espertalhões se aproveitam disso até hoje (em qualquer esquina se abre facilmente uma portinha e se cria uma "igreja"... fácil, fácil). Talvez por causa desses espertalhões de plantão a Igreja Católica devesse mesmo dar o exemplo e aceitar o pagamento de impostos como qualquer um.
    Agora ... que moral têm essas "ONGS", principalmente no Brasil, para cobrar prestação de contas da Igreja ?? O "Criança Esperança",da Rede Globo, presta contas ? Quem financia a infiltração dos "Kits-gay" para crianças nas escolas ? Quem financia "o grupo ateísta Fundação para a Liberdade de Religião" ?

    "Com 19 mil membros, a entidade entrou com uma ação em janeiro pedindo "relatórios anuais detalhados" de gastos e receitas para as igrejas, "os mesmos pedidos a qualquer outra ONG".

    Os mesmos pedidos a qualquer ONG ??? É de matar de rir, pelo menos aqui no Brasil ! Todos sabemos que as ONGs aqui deitam e rolam, tanto que a cada dia surgem mais e mais ONGS.
    E, sim, devemos pedir contas a esses dezenove mil membros da tal organização ateísta. Será que eles estão direitinho dentro da lei ? Se vamos investigar, que se investigue a todos, entidades religiosas e ateístas.

    ResponderExcluir
  7. Lineu,
    Eu respeito a sua opinião e confesso-lhe que já fui um ateu ferrenho, que acreditava ser o mundo apenas um vazio preenchido por 99,99999999999999% de átomos, depois fui refletindo melhor sobre esta questão e vi que através da física quântica o Universo é mais complexo do que possa parecer, sendo assim optei pelo lado agnóstico na questão, todavia, quanto ao Deus Judaico Cristão eu me coloco totalmente ateu, não acredito num ser poderoso transcendente.
    É complicada a minha situação, digamos que eu seja um ateu espiritualista.
    Um abraço,
    Anibal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anibal, não pensamos tão diferente assim, as vezes é mais uma questão de nomenclatura. Deuses ouvidores de preces que atendem pedidos...esses comigo não tem a menor chance. Mas muitas vezes as pessoas creem em uma força original criadora e dão a ela o nome de deus, seja lá como ele pudesse ser descrito. Para essa força criadora a ciência não tem ainda uma resposta definitiva, apenas hipoteses, acho que "deus" é uma delas.

      Excluir
  8. Lineu, uma força cega, quase abstrata, "uma força original criadora" não explica a ordem maravilhosa e complexa do universo. Uma coisa é um ser pensante, outra coisa é uma força pensante; uma força não pensa. Não é uma simples questão de nomenclatura.
    A ciência hoje sabe que toda essa maravilha não surgiu de um simples acaso cego (o acaso simplesmente não existe), mas é fruto de uma mente infinitamente superior a nossa.
    "Uma força original criadora", impessoal, não existe... essas expressões ateístas são um esforço inútil para negar o óbvio : a existência de Deus, um ser pessoal, não criado, que fez toda essa maravilha e que se revelou a nós através de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. É como diz Michel Onfray no seu livro, TRATADO DE ATEOLOGIA, 'O último deus desaparecerá com o último dos homens'. Realmente, o homem aceitar a morte como algo natural torna-se muito difícil encarar esta triste realidade, se converter ao nada é demais para qualquer um, é assustador. Donde Onfrey conclui, 'Deus morto suporia o nada domesticado. Estamos a anos-luz de uma tal progresso ontológico...'. É isso aí, companheiro.
    Anibal.

    ResponderExcluir